segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Introdução
1º Etapa 

Para estudar esta metodologia é fundamental conhecer sobre: metodologias para bateria.
No fórum intitulado “Diferentes métodos de Bateria?” mostra o parecer de vários bateristas e um enfoque do ensino atual da bateria  no mundo.
Solicite um resumo deste diálogo entre bateristas, um pouco complicado no começo e com um final esclarecedor. Enviaremos este dialogo para você compreender  melhor este estudo.
Escreva para: damcerruti@hotmail.com
Existem duas tendencias:
a)   Ler e praticar ideias pre-concebidas.
b)   Ler, ESCREVER e praticar as proprias ideias.


Se você escolhe a segunda alternativa, pode continuar.

2º Etapa 
Disponha de:
-         Um caderno de música para rascunhos, tamanho oficio.
-         Um caderno de música para originais, tamanho oficio.


Se você adquiriu este material, pode continuar.


Poderia  fotocopias dos exercícios que encontrará em todas as aulas, porem, sugiro que as copie. São poucos exercícios e merecem de sua participação.

De dia, pratique no instrumento. De noite, terá tempo e silencio para escrever seus exercícios. No outro dia ter um material de estudo para praticar.
Tenha sempre presente um músico amigo (de qualquer instrumento) que oriente suas dúvidas sobre a Teoria Rítmica.
Preparado? Então, comecemos!
................................................................
Aula n. 1
Introdução
Possivelmente você já conhece as figuras musicais, porem, não tem pratica da escrita, de criar suas próprias idéias. Possivelmente não passou por esta etapa de ser protagonista e foi observador.
Na realidade, não se trata de conhecer as figuras, porque será muito fácil e rápido seu aprendizado, senão de sentir as figura nos instrumentos que compõem a bateria e na diversidade de sons que apresenta.
Permita-se participar de todo este processo. Terá muitos benefícios. Adiante!
................................................................
1ª parte
(utilizaremos a onomatopeia “si” em espanhol para uma pulsação  por ser mais percussiva. Antes utilizava a palavra “vou” e preferi trocar pela afirmação em espanhol “si”, que significa “sim” em português. Não esqueça, são onomatopeias e você pode criar as suas e servem como uma guia para escutar o som da escrita. O objetivo final é você "escutar" esse som ao olhar uma escrita, como quando lemos em nosso idioma e o texto nos transporta)

Conhecemos com duas Figuras e com dois compassos em 4/4.

(1) Semínima  (2) Colcheias
ex.1



                                    JOGO RÍTMICO

Os Jogos Rítmicos os encontrará em toda esta metodologia.
São unidades que se intercalam e formam ritmos, rudimentos, solo de Caixa, viradas e tudo o que você possa imaginar na bateria, em compassos diferentes, em diversos estilos.
Começamos trabalhando em 4/4, desenvolvendo inúmeras combinações.

Que???? Que quer tudo pronto?
Não! Você terá que tomar iniciativa e escrever os exercícios.
Não quer escrever? 
Que pena, não terá material para estudar.
Que???? Escrever dá muito trabalho?
Muito mais trabalho é andar pela vida sendo semi-alfabetizado.
Seja um baterista criativo! Você merece! Vamos adiante!!!

Jogo Rítmico n.1


Primeiro -   Copie em seu caderno todos os exercícios que encontram-se nesta 
                    apostila e nas futuras.


Segundo - Partindo do ex.1, alterne as figuras (1- Semínima -2 - Colcheias) em novos compassos (ex. 1-1-2-1 / 2-2-1-2 /...)

CRIE 24 COMPASSOS.
Como desenhar 24 compassos? Fácil!
Divida a linha do pentagrama (as cinco linhas paralelas), em três partes.
Num total de oito (8) líneas pentagramadas você terá todos os compassos desenhados. Logo, restará preencher com Semínima e Colcheias.


                                                                                      Fez tudo? Pratique!

Escreva as mãos, livremente,  debaixo das figuras, alternado-as:
D = direita
E = esquerda



Exemplo de dois compassos:



                                                                                      Fez tudo? Pratique!
................................................................
2ª parte
Uma vez que tome confiança com a escrita respeitando a mão correspondente, leve as figuras a os quatro membros, livremente.


Por exemplo, os dois compassos na 1ª parte:
     1     2   3    4       5   6      7   8

D pode ser com a mão (MD) ou com o pé (PD).
E pode ser com a mão (ME) ou com o pé (PE).


Jogo Rítmico n.2
Crie 24 compassos
Alterne os tempos impares (1,3,5,7) com os tempos pares (2,4,6,8,).


                                                                                       Fez tudo? Pratique!

DIVIRTA-SE!!!!!!!!!!!!
................................................................
Dever extra!. .
Nesta aula tem como dever saber sobre: pentagrama, compasso, tempo e figura. Saiba seu significado e comece a falar a linguagem musical.


(Lembre que você pode enviar por e-mail os exercícios feitos para serem observados.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

Seguidores