segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 7

Introdução
O estudo da Caixa é muito importante, como vamos observando, nela se encontra toda a Bateria.


Existem livros de exercícios para Caixa que começam uma línea com MD e continua outra línea com ME, e outra línea de MD-MD e outra de ME-ME...
Tenho a certeza que se alterna tudo (Jogos Rítmicos), estará dinamizando seu estudo e trabalhando com o objetivo de realizar os exercícios com um sentido de composição e não meramente visando a destreza e a velocidade. Desta maneira se prepara para:

  • um trabalho mais musical,
  • menos competitivo
  • pessoal e
  • mais interpretativo.
...........................................................................
1ª parte
Jogo Rítmico n.14

Este jogo foi apresentado na aula n.5, mais aqui tem um pequeno detalhe.
Pequeno? Enorme!!!

O HH é interpretado com o pé em Colcheias em todos os tempos.
(coitadinho o pé esquerdo, pensou que ficaria marcando o 2º e 4º tempo em 44!)
Vamos a dar uma maior participação ao HH?
Desta maneira não ficará como comentava meu amigo carioca Carlinhos Cardoso: “Estes pratos do HH me lembram aos caras que tocam os pratos na banda de uma cidade do interior”.
Com este JR.13 estará trabalhando o lado esquerdo do corpo, que repercute no lado direito do cérebro. Um excelente exercício!
................................................................
2ª parte
Voltando a aula n.4, você têm feito os 24 compassos do Jogo Rítmico n. 4?

Jogo Rítmico n.15
Então, agora você quer fazer o ritmo além das Colcheias no Prato de Condução (isto você sabe), quer também marcar as Colcheias no:
  • TG ou
  • no HH ou
  • na Borda do TG ou
  • trocar de Prato, ou
  • na copa do Prato de Condução ou
  • num Cowbell...
Vai necessitar de muita destreza!!!
Destreza sim, preparar a partitura não, porque é muito simples:
especifique acima da partitura e tudo muda.
Tem outro HH (aéreo)? Escreva acima HH2. Simplifique!!!
Desta maneira, com uma simples especificação, você poupa realizar novos desenhos, maiores informações para um mesmo objetivo.

Analise
1º compasso
  • 1º e 2 º tempo O ritmo começa marcando as Colcheias na copa do Prato de Condução. Você gostaria que fosse na copa do Prato.2? Então, escreva: (copa 2).
  • 3º tempo passa para HH.
  • 4º tempo no tem especificado o HH com o pé, significa que não se produzirá o som espontâneo de abrir e fechar, no momento que o estamos batendo.
2º compasso
  • 1º e 2º tempo (e parte do 3º tempo interpreta as Colcheias no TG e na segunda metade do 3º tempo e o 4º tempo passa a interpretar no Cowbell)
3º compasso
O terceiro compasso está bastante interessante.
1º tempo - Prato de Condução.
2º tempo - Prato n.2.
3º e 4º tempo - Borda do TG.
.
Este exercício permite um maior domínio no deslizamento e sempre mantendo o ritmo com as variantes sonoras que apresentam as partes especificadas
................................................................
3ª parte
Jogo Rítmico n.16
Um Jogo Rítmico para Bumbo Duplo.
Sensibilize os pés com as figuras que estamos conhecendo (Semínimas e Colcheias).


  • Grupo A – 1 – 2 – 3 – 4 – 5 - 6
  • Grupo B – 7- 8 – 9 – 10 – 11 - 12
Alterne os grupos e crie compassos diferentes em 4/4, 3/4, 2/4, 5/4, 7/4....

Não esqueça, um pedal duplo é parte da bateria e pode ser tão importante como instrumento musical que como um rebole das baquetas.
Comece a pensar em pedal duplo = música.
Temos ainda muitas propostas interessantes a estudar.
................................................................
Dever extra!
Pesquise novas propostas sonoras na sua bateria. O desenho do prato (acima com uma “x”) pode transformar-se em outros som ou instrumento e enriquecer sua criatividade. Não esqueça, você especifica e toda a interpretação muda!.

(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

Seguidores