segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 24


Introdução
Sempre que me perguntam qual é o melhor baterista do mundo, respondo:
Ainda não conheci o melhor ser humano do mundo, cada um tem uma proposta”.

Bateristas de estúdio de gravação, de um trio, de uma big band, de samba, de estilos regionais, de TV, de jazz - rock e seus diversos estilos...
Bateristas especializados num ritmo, em variações, em sonoridades diferentes.
Bateristas que se adaptam a uma necessidade do mercado do entretenimento, que são expressivos, moderados, participativos, discretos, acorde ao solicitado pelo produtor.
Bateristas vanguardistas, criativos, audaciosos, virtuosos, que centram sua atenção.
Músico Bateristas, um ser humano que tem uma mensagem única a manifestar.
.............................................................................................................................................................
1ª parte
Continuando com o tema dos acentos, temos conhecidos o Acento Natural e o Acento Comum. Agora vamos ao Acento Staccato e Acento Tenuto.

Acento Staccato (.)
O acento staccato exige que a execução “roube” o som.

Podemos afirmar que é como percutir em uma superfície muito quente.

Escreve-se com o desenho de um ponto acima da figura musical a ser acentuada.

                                                                                                                                                  Pratique!
Jogo Rítmico n.73
Alterne os diferentes tempos n. 1 a 24 e crie 24 compassos em 4/4.
Lembre que pode realizar em 3/4, 2/4, 5/4...como também alternar as mãos D e E livremente

Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n.74
Os compassos por você criados, passe na bateria.
Lembre de facilitar as mãos, para que não se cruzem, como também cruzadas podem ser um desafio.
Adiante!!! Seja protagonista, seja seu próprio educador.
                                                                                                                             Fez tudo? Pratique!
.............................................................................................................................................................
2ª parte
Acento Tenuto (-)
Imaginem um som produzido por uma mão muito pesada que cai sobre a mesa.
O desenho do acento tenuto parece uma caixinha acima da Figura.
                                                                                                                                               Pratique!
Jogo Rítmico n.75
Alterne os diferentes tempos n. 1 a 24 e crie 24 compassos em 4/4.
Lembre que pode realizar em 3/4, 2/4, 5/4...como também alternar as mãos D e E livremente.

                                                                                                                         Fez tudo? Pratique! 
Jogo Rítmico n.76
 Os compassos por você criados, passe na bateria.
Lembre de facilitar as mãos, para que não se cruzem como também cruzadas podem ser um desafio.
Adiante!!!Seja protagonista, seja seu próprio educador.
                                                                                                                          Fez tudo? Pratique!
.............................................................................................................................................................
3ª parte
Os acentos no Bumbo
Relacione o desenho acima para diferenciar a interpretação dos acentos encontrados na seguinte partitura:

Jogo Rítmico n.77
Alterne os compassos, considerando que o primeiro compasso pode aparecer alternado em sua composição.
Pode repetir os compassos.

Este exercício permite sensibilizar o Bumbo, enriquecendo a interpretação com diferentes propostas sonoras.
                                                                                                                             Fez tudo? Pratique!
..................................................................................................................................................................
Dever extra!
Pergunte a seu amigo músico se existe outro acento, alem dos encontrados nesta aula. Creio que existe um que se chama Agôgico. Se continua tímido em falar com um músico, procure na Internet, que informa mais não sociabiliza.

(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

Seguidores