segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 20

Introdução
Aprender a tocar Bateria é muito mais que aprender um ritmo ou uma frase de moda. É conhecer os segredos do instrumento para trabalhar todos os ritmos, é permitir-se circular por todos os estilos.
Conhecemos 40 rudimentos indicados como fundamentais na preparação de um baterista. Estes rudimentos, sustentados por figuras, nos direcionam para temáticas rítmicas específicas.
Considerando a juventude da Bateria e que a mesma pode expressar todos os ritmos do mundo, podemos afirmar que a essência dos rudimentos são as combinações que as figuras nos sugerem.
Descobriremos que as figuras e as combinações matemáticas, incentivadas por nossa disciplina e por um trabalho criativo, nos brindarão o maior rudimento: expressar nossa identidade rítmica.
Pense na emoção de construir-se com liberdade e será um músico feliz.
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1ª parte
Novas figuras: Conhecemos a Semibreve e a Mínima.
Uma pulsação que vale quatro tempo: Semibreve.

Uma pulsação que vale dois tempos: Mínima.

Uma pulsação que vale um tempo: Semínima.

Duas pulsações que valem um tempo: Colcheias.

Jogo Rítmico n.57

Alterne estes quatro compassos (1,2,3,4) e crie uma composição para Caixa de 24 compassos.
                                                                                                                  Fez tudo? Pratique!
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2ª parte
As novas figuras no Pentagrama

Analise
01º compasso -- Mínima no Prato e no Bumbo (terceiro tempo).
03º compasso -- Mínima na Caixa. A Semínima no meio do compasso.
05º compasso -- Semibreve no Prato e no Bumbo.
06º compasso -- Mínima na Caixa, no Prato, no Bumbo e no HH.
07º compasso -- Mínima no Prato (na copa) e Bumbo e Prato e Caixa.
08º compasso -- Mesmo compasso anterior, sendo a primeira Mínima no HH e no Bumbo.
09º compasso -- Semibreve na Caixa.
10º compasso -- Mínima na Caixa e Bumbo e no quarto tempo o Bumbo e o HH juntos.
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Jogo Rítmico n.58
Alterne os 10 compassos de “As novas figuras no pentagrama” e crie uma composição de 20.
                                                                                                                     Fez tudo? Pratique!
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3ª parte
Rufo de nove golpes
O rufo de nove golpes que termina no tempo seguinte.

a) 1º tempo: Oito Fusas.
     2º tempo: Uma semínima.

Acima das Fusas está indicados os golpes simples (DEDE).
Abaixo das Fusas está indicados os golpes em rufo (DDEE).

b) Abreviatura das Fusas em golpes simples.
c) Abreviatura das Fusas em rufo.

Observação da escrita do rufo: O desenho apresenta o n. 9 acima da abreviatura e uma linha de prolongação para o 2º tempo.

Pratique lentamente, seguindo a indicação de utilização das mãos, executando as figuras pronunciando as onomatopeias correspondentes.


Analise:
1º compasso
    As Semicolcheias com as mãos especificadas (1º tempo).
3º compasso
    Apojaturas nas Colcheias, respeite as mãos (4º tempo)..
4º compasso
    A execução é parecida a uma onda que avança em todos os tempos. Deve repetir-se o compasso.
5º compasso
    Uma abreviatura acentuada, significa que devem acentuar-se as quatro Semicolcheias (4º tempo). De acentuar algumas, terão que desenhar por extenso as quatro.
6º compasso
    Golpes simples e rufo de 9 golpes.
8º compasso
   As Semicolcheias e a Semínima acentuadas oferecem um final â composição.
                                                                                                                       Pratique!
Jogo Rítmico n. 59
Componha 12 compassos em 4/4, alternando os oito compassos acima apresentadas. Pode repetir os compassos.
                                                                                                                       Fez tudo? Pratique!
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Dever extra!
Procure saber sobre ligadura.
Ligadura = ligar as notas.
Mais trabalhamos com figuras?
Podemos ligar uma figura com outra?
Não! Então, porque usamos ligadura?
Pode ser considerada uma intenção?
Veja a diferença entre a Teoria Musical e a Teoria Rítmica. Observe que as ligaduras aparecem na bateria no estudo dos rufos.
Bom, melhor pergunte ao músico que está orientando suas dúvidas. Relacione e continue avançando firme no conhecimento. Você pode, você merece!

(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

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Quem sou eu

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Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

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