segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 18

Introdução
Se você compreendeu que vencer é uma questão de começar, terá percebido a verdadeira dimensão das coisas.
Mas ninguém inicia uma grande obra sem que, antes, a tenha planejado.
O planejar provém de um processo analítico, que deve sempre orientar a prática, a execução.
Planejar seu talento é também assumir sua responsabilidade.
..................................................................................................................................................................
1ª parte
FUSAS
Comenta-se que as Fusas o deixa confuso! rsssssss
E agregam que as Fusas o confunde porque possivelmente aprendeu por repetição mmm!!!
O segredo é aprender por RELACAO, deduzindo! Nada de fantasmas.
Como? É muito fácil, aplicando as onomatopéias conhecidas:

si                co-rro            li-ge-ri-to


Vamos a ver como está sua iniciativa e sua capacidade de relacionar!
Aqui tem uma composição para Caixa em 4/4.

  • Especifique debaixo dos compassos os tempos (4 tempos por compasso).
  • Escreva as onomatopéias correspondentes.
  • Pratique num tempo leve, não esqueça que como máxima terá que interpretar oito (8) Fusas num tempo.
  • Nas abreviaturas, se contem D significa alternância das mãos, o mesmo se não está especificada.

Sugestão!
Acostume-se as abreviaturas, para acostumar-se à escrita dos RUFOS.
Já imaginou ter que escrever todos os golpes de um rufo?

Jogo Rítmico n.50
Alterne os tempos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 em 20 compassos em 4/4.
Alterne os tempos em extenso e abreviados. Vai praticando ambas escritas.
Fez tudo? Pratique!
..................................................................................................................................................................
2ª parte - Fusas no Pentagrama
Jogo Rítmico n.51
Realize 24 compassos aplicando ritmos com viradas em Fusas (pode alternar com Colcheias e Semicolcheias).
Agregue dinâmica e procure enriquecer a composição com variedades de sons.
A modo de exemplo, estes quatro compassos.
                                                                                                                            Fez tudo? Pratique!

Não esqueça! Quatro compassos são migalhas que você recebe, se você junta todas as “migalhas” que temos postado pode transformar tudo num pão e alimentar-se. Você merece.

Tem gente que vive comendo “migalhas”...
e se convence que está bem alimentado.
O pior, tem gente ensinando migalhas
e se convence que tem uma metodologia.
................................................................................................................................................................
Dever extra!
  • Procure um músico, de qualquer instrumento, para que lhe oriente em seus estudos de Teoria Rítmica, afirmando estes novos conhecimentos sobre dinâmica musical.
  • Escute gravações e realiza um estudo de percepção musical para apreciar a dinâmica.
..................................................................................................................................................................
3ª parte
Exercício para a Caixa com Apojatura.

Pratique cada exemplo. Comece por A e siga com B. Volte para A...

Jogo Rítmico n.52
Realize uma frase para Caixa, alternando:
A1 – B2 – A3 – B3 – B4 – B1 – B4 – B2 – B3 – B4 – B1

                                                                                                                          Fez tudo? Pratique!

Jogo Rítmico n.53
Passe sua composição para a bateria.
                                                                                                                          Fez tudo? Pratique!
..................................................................................................................................................................
Dever extra!
Averigue com se diz apojatura no idioma universal da música, o italiano.
Também, como se diz em inglês:
- apojatura breve.
- apojatura longa,
- apojatura doble,
- apojatura triple.

(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

Seguidores