segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 21

Introdução
Neste blog estamos trabalhando do Método Cerruti de Bateria a leitura, a escrita e a composição de idéias. Você realiza os exercícios e desenvolve sua destreza com a prática.
Estes exercícios feitos por você, são fundamentais para adquirir habilidade e domínio do instrumento, do espaço.
Porém, tudo isto não significa técnica.

Os exercícios são para adquiri destreza
A destreza sustenta-se com um golpe
O golpe é técnica.
................................................................
1ª parte
Para cada Figura Som, existe uma Figura Pausa correspondente:


Como executar as Figuras Som e as Figuras Pausas.
  • Ao executar, pronuncie as palavras para as Figuras Som e os números que correspondem ao tempo para as Figuras Pausas (ver abaixo dos compassos).
  • Tenha a costume de contar os tempos com um leve e discreto movimento de cabeça, de forma vertical, um movimento afirmativo. Deve sentir o tempo em seu corpo.
                                                                                                                        Pratique!
Jogo Rítmico n.60
Crie 10 compassos em 4/4, combinando os seis exemplos de Figuras Som e de Figuras Pausa (1,2,3,4,5,6), acima apresentados, considerando que:

  • Os exemplos n.1 - 2 - 3 - 4 (Semínimas) valem um tempo.
  • O exemplo n.5 (Mínima) vale dois tempos.
  • O exemplo n.6 (Semibreve) vale um tempo.
Fez tudo?Pratique!
................................................................
2ª parte
No pentagrama
Analise
01º compasso – Mínima no Prato e no Bumbo (terceiro tempo).
02º compasso – Pausa de Semínima no meio e a Pausa de Mínima apoiada na terceira 
                                                                      linha (3º espaço).
03º compasso - Mínima na Caixa (segundo tempo).
04º compasso - Pausa de Semibreve pendurada da quarta linha (3º espaço)
05º compasso - Pausa de Semibreve no Prato e no Bumbo.
06º compasso - Mínima na Caixa, no Prato, no Bumbo e no HH.
07º compasso - Mínima no Prato (na copa) e Bumbo e Prato e Caixa.
08º compasso - Mesmo compasso anterior, sendo a primeira Mínima no HH e no Bumbo.
09º compasso - Pausa de Semibreve.
10º compasso - Mínima na Caixa e Bumbo e o Bumbo e o HH juntos (quarto tempo).

 Pratique!
Jogo Rítmico n.61
Alterne os compassos e realize outra composição.
  • Pode repetir os compassos.
  • Agregue dinâmica e acento comum.
  • Modifique o desenho do Prato em novas propostas sonoras.
Fez tudo?Pratique!
................................................................
3ª parte
Exemplos de Rufos de 5 e de 9 golpes no Pentagrama.
Os exemplos apresentados mostram como desmembramos um rufo em diversos tambores.
                                                                                                                 
                                                                                                                                   Pratique!
Jogo Rítmico n.62

Os exercícios desenvolvidos nas aulas anteriores sobre rufo de 5 e 9 golpes no Monograma, transporte para o Pentagrama. Realize uma interessante composição.

                                                                                                                   Fez tudo?Pratique!
................................................................
Dever extra!
  • Escute uma gravação, conte os tempos e observe a presença das Pausas.
  • Pergunte a seu amigo músico o que ocorre quando interpreto num som melódico (som determinado) em 2/4, uma Semínima e logo uma Pausa de Semínima. Até quando soa a Semínima?
  • E que ocorre quando o som é indeterminado?
(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

Seguidores