segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 11

Introdução
É comum observar nos estudos de certos rudimentos, que são interpretados com acentuação (é muito comum ver isto nos vídeos de You Tube).
Na realidade, executamos Figuras e se carecem de acentuação é um grave erro colocá-las.
Com o tempo é possível que sinta uma enorme dificuldade para realizar sem acentuação.
Acentuadas ou sem acentuar, sempre as Figuras apresentam duas alternativas e o estudo de ambas é um desafio para seu aperfeiçoamento.

Por outro lado, tenho observado que ao executar escrita sem acentuação, estará desenvolvendo a musculatura, em especial, da mão menos destra. Experimente.

Este comentário é conseqüência após ter contemplado durante as aulas, a importância que os mesmos alunos vislumbraram ao executar as Figuras sem acentuação, sem desenvolver o vício de acentuar sempre na execução.

(acentuar Figuras sem estarem acentuadas, levar ao professor a pensar que o aluno está aprendendo rápido, sendo que na realidade o aluno estará incentivando um vício.
É comum ver ao Professor interpretar tudo com acentuação e mostrar ao aluno exercícios escritos não acentuados (?). Isto é um vicio!
Vale a pena observar e refletir sobre este tema.

Observar-se, porque no palco, você é o resultado:

  • da prática,
  • da destreza,
  • da velocidade.
  • Da sua própria EDUCAÇÃO ou somente INSTRUÇÃO recebida.

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1ª parte
Na aula anterior, quando foi apresentada as combinações das mãos em Semicolcheias (num total de 16), entre elas existem os chamados Paradiddles. (que eu também chamo de “pa ra es ta”).
Não fique preocupado com esta terminologia, os Paradiddles são onomatopéias mundialmente conhecidos e você deve estudar e praticar todos eles. São quatro:

Pa ra didd le: Onomatopéia do idioma inglês, que apresenta quatros sílabas e que representam a alternância das mãos.

Historia
Rudimento considerado como “engano” por Gene Kruppa em seu método editado em 1938.
(com este livro se estudava somente até 1986, que editamos com a Guitarra de Prata-RJ o que seria o primeiro método de bateria no Brasil)
Neste rudimento, as mãos vão se intercalando até que, inesperadamente, aparece a repetição de uma delas.
Trata-se de um rudimento antigo na história da bateria.

Estudo importante!!!!!!!!!!!!
No início, para executar corretamente os Paradiddles terá dificuldade porque este rudimento se complementa com o estudo prévio do rufo aberto, que tem presença constante na repetição das mãos. 
Será que você está estudando o rufo? 
(neste blog não encontrará este detalhe técnico, procure informar-se sobre a técnica do rufo que esta relacionado com o golpe).

Estude-os separados
Se os aprende os quatro Paradiddles de uma só vez, terá dificuldade em individualizar e conhecer profundamente cada um deles, prevalecendo sempre o primeiro (DEDD-EDEE).

Paradiddle 1 - DEDD – EDEE (será o primeiro a estudar)
Paradiddle   2 - DDED - EEDE
Paradiddle   3 - DEED - EDDE
Paradiddle   4 - DEDE – EDED

Sem acentos.

Com acento (na primeira Semicolcheia).

  • Se praticar o exemplo nº 1 como sendo o exemplo nº 2, ficará somente uma maneira de interpretação.
  • Se praticar corretamente o exemplo nº 1, pode executar o exemplo nº 2 sem problemas e terá duas maneira de interpretação.
Isto faz a diferencia dos demais ensinos. Pode comprovar que se ensina com acentuação. Não se permite adquirir o vicio de acentuar quando não existe este adorno.
                                                                                                                                              Pratique!
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2ª parte

Jogo Rítmico n. 29
Crie 20 compassos em 4/4 (aproveite as fotocópias de Semicolcheias) numa composição para Caixa, alternando os Grupos A e B com o Paradiddle n.1.
                                                                                                                       Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n. 30
Transporte a composição para Caixa na bateria.
                                                                                                                        Fez tudo? Pratique!

Detalhe!
Pode substituir a onomatopéia PA-RA-DIDD-LES por PA-RA-ES-TA.
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3ª parte
O PARADIDDLE N. 1 no pentagrama.
É interessante saber que ao realizar um Paraddiles estará repetindo uma mão, o que permite que a outra mãos possa trasladar-se a outro instrumento, obtendo velocidade na interpretação.

Jogo Rítmico n. 31
Crie 12 compassos em 4/4, alternando:

Grupo A - DEDD (1,2,3,4,5,6) com o
Grupo B - EDEE (7,8,9,10,11,12).

Anime-se a criar outros tempos com o Paradiddle n.1 no pentagrama. Adiante!!!Existem muitos!!!!
                                                                                                              Fez tudo? Pratique!

Anexo
Os paradiddles...são utilizados em numerosos ritmos.
Vejamos estes:

Caixa= aro-pele (lembra da Bossa Nova?)
Aproveite os Paradiddles!
Tome uma frase em Paradiddles para Caixa e abra as mãos (exemplos):
  • MD no Prato e ME na Caixa ou
  • MD no Cowbell e ME em todos os tambores.

Libere sua iniciativa e proponha novas idéias.
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Dever extra!
Procure um músico e comente que está tocando em 2/4 e a composição passa para 2/8, logo para 2/16 volta para 2/8 e termina em 2/4.
  • Pergunte o que ocorre quando se troca do Denominador, será que se altera o tempo musical?
.
Mostre a composição:
  • Também, o que significa e como repercute em toda a composição  esse M=50 acima e no começo, ?

(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)


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Quem sou eu

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Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

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