segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 19

Introdução
É obvio que todos somos diferentes, que não existe uma pessoa igual a outra. Não existiu, não existe e nem existirá outra pessoa iguais â minha pessoa, â sua pessoa.
Então, por que considerar que nós somos nós, quando na realidade nós somos cada um de nós?
................................................................
1ª parte
Rufo de cinco golpes (1)
Existem dois. O rufo de cinco golpes que termina no segundo tempo (1) e o rufo de cinco golpes que termina dentro do tempo (2).
Vamos ao primeiro:


a) 1º tempo: Uma Colcheia com quatro Fusas.
     2º tempo: Uma semínima.
Acima das Fusas estão indicados os golpes simples (DEDE).
Abaixo das Fusas estão indicados os golpes em rufo (DDEE).

b) Abreviatura das Fusas em golpes simples.
c) Abreviaturas das Fusas em rufo.

Obs.: O desenho apresenta o número 5 acima da abreviatura e uma linha de prolongação para o 2º tempo.

Pratique lentamente, seguindo a indicação de utilização das mãos, executando as figuras pronunciando as onomatopéias correspondentes.

Jogo Rítmico n.54


Componha 12 compassos em 4/4, alternando os tempos (1,2,3,4,5,6,7,8,9) acima apresentadas.
                                                                                                                       Fez tudo? Pratique!
................................................................

2ª parte
Rufo de cinco golpes (2)
Vamos ao segundo:


a) 1º tempo: Quatro fusas e uma Colcheia.
     2º tempo: Uma semínima.

Acima das Fusas está indicados os golpes simples (DEDE).
Abaixo das Fusas está indicados os golpes em rufo (DDEE).

b) Abreviatura das Fusas em golpes simples.
c) Abreviaturas das Fusas em rufo.

Obs.: O desenho apresenta o número 5 acima da abreviatura e uma linha de prolongação para a Colcheia.

Jogo Rítmico n. 55

Componha 12 compassos em 4/4, alternando os tempos (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12) apresentadas na aula anterior e nesta.

Pratique lentamente, seguindo a indicação de utilização das mãos, executando as figuras pronunciando as onomatopéias correspondentes.
      Fez tudo? Pratique!
................................................................
3ª parte
Jogo Rítmico n.44
Componha 24 compassos em 4/4, alternando os tempos (1 a 24) livremente.
24 tempos diferentes que quando se cruzam a D e a E pode ser complicada sua interpretação.
Um desafio das combinações de mãos que possam aparecer. Aceita o desafio?

                                                                                                              Fez tudo? Pratique!
................................................................
Dever extra!
Para uma compreensão maior das abreviaturas, escreva por extenso a frase abreviada os três primeiros compassos do Jogo Rítmico n. 44.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

Seguidores