segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 10

Introdução
No passado, o trabalho noturno dos músicos, à luz de vela e sem o recurso das fotocopias, exigia muita dedicação à escritura das partituras e elaboração dos arranjos.
Existem muitas maneiras de se praticar a composição. Por exemplo, antigamente os músicos recebiam uma partitura para um quarteto de cordas. Primeiramente, copiavam a parte do instrumento que apresentava a melodia principal. A seguir, faziam seus próprios arranjos, como uma experiência de composição. Em seguida, observavam os arranjos originais.
Hoje, as máquinas fotocopiadoras, a internet, os fórum, embora de grande utilidade, podem induzir ao comodismo, sempre que deixemos de colocar na pauta nossas próprias idéias musicais.
................................................................
1ª parte
DICA DAS 10 FOTOCOPIAS!
Escreva 24 compassos em 4/4 somente com Semicolcheias, bem desenhadas proporcionalmente e logo tire dez (10) fotocópias.
Guarde-as.
Quando as utilize, preencha os exercícios e cole em seu caderno.

Lembre que de um mesmo exercício, alternando as mãos, pode obter vários solos de Caixa em relação a um tema.
Para realizar  as Semicolcheias (4 por tempo)proporcionalmente dentro de m compasso, recorra ao desenho dos Pratos no compasso. Relacione.

Temos quatro Semicolcheias, ao colocar as mãos e alternar sua ordem podemos obter como máximo 16 combinações diferentes:

  • Os exemplos n.9 e n.10 não podem ser abreviados.
  • Sim os exemplos n.1 e n.2, pela alternância das mãos:

As mesmas alternância D-E-D-E será quando as mãos das quatro semicolcheias não estejam especificadas.

O objetivo do Método Cerruti de Bateria é poupar todo esse estudo mecânico e levar tudo a uma composição (no começo para Caixa e logo na bateria) alternando os exemplos 1 a 16 (pode repetir um exemplo)
.
Jogo Rítmico n. 23
Solo de Caixa com 24 compassos em Semicolcheias.
Lembre que repetir um exemplo dentro de uma composição é uma proposta sonora, portanto, uma proposta de composição.
                                                      
                                                                                                                           Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n. 24
Após a composição para Caixa, passe na Bateria.
Observe que as mãos não fiquem cruzadas. De ficar, veja sua destreza. Facilite e complique, mas sempre sendo considerado para avançar  Tenha como condutor de seus estudos o sentido comum.
                                                                                                                   Fez tudo? Pratique!
Coloque os pés a vontade.
Pode intercalar os pés em Semínimas, ou Colcheias, ou abrir e fechar os pratos do HH...mmmm existem tantas maneiras de complicar um exercícios, porém com iniciativa e muita prática tudo se faz mais fácil, menos...despertar cedo todos os dias!!!rsssssss

................................................................
2ª parte
Acento comum
Você já experimentou de interpretar as Semicolcheias intercalando D e E sem parar? Para enriquecer sua interpretação existe o Acento Comum.
É um ornamento (adorno), que se parece a um “chapéu” acima da figura, o que significa que essa figura acentuada terá que ser executada mais forte que as demais.
O Acento Comum rompe a horizontalidade na execução, nos proporcionando frases com dinâmica.

Jogo Rítmico n. 25
Alterne os exemplos (tempos) de 1 a 14 e componha para Caixa, completando 24 compasses com estas Semicolcheias acentuadas:

                                                                                                           Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n. 26
 Após a composição para Caixa, passe na Bateria.
                                                                                                                    Fez tudo? Pratique!
................................................................
3ª parte
Jogo Rítmico n. 27
RITMOS COM SEMICOLCHEIAS
Alterne estes compassos em 2/4 e vibre dentro do espírito do Samba.

Parecem batidas de Samba? São batidas de Samba!!!
                                                                              
                                                                                                                            Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n. 28
Um ritmo interessante de samba.

Alterne os tempos impares com os tempos pares e obterá variações e uma linguagem em relação a este ritmo. Realize 24 compassos, sendo que os exemplos 1,2,3 e 4 devem aparecer em varias oportunidades, como voltando â frase rítmica principal.

4/4 - A+B+A+B
3/4 - A+B+A
5/4 - A+B+A+B+A ou A+B+A+A+B

Em 3/4 e 5/4 pode obter um samba muito doido. Quem dança bem samba parece um doido em seus movimentos rítmicos! Doideira que nos contagia. Linda doideira! Quem NÃO Gosta De Samba, BOM sujeito NÃO é , é RUIM da CABEÇA ou DOENTE do Pé.

                                                                                                               Fez tudo? Pratique!
................................................................
Dever extra!
Conheça um pouco sobre a modalidade rítmica do Samba (não pense que sendo brasileiro esta tudo feito). Tenha sempre presente que os ritmos merecem um estúdio do ambiente, do sotaque dos habitantes, dos costumes, do clima...Tudo faz parte da expressão desse ritmo.
Não esqueça que o único ritmo brasileiro que nasceu na bateria é a Bossa Nova, o resto é uma tradução para um conjunto de instrumentos de percussão que se chama: Bateria.
O samba é o ritmo oficial do governo brasileiro. E a bebida, qual é?

(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

Seguidores