domingo, 10 de fevereiro de 2013

Aula 23

Introdução
Sou único no mundo, tenho uma missão única no mundo, tenho impressões digitais que comprovam que não existe nem existirá outra pessoa como eu. Sou único e tenho uma mensagem única para este mundo.
Aquele que fomenta somente a instrução (como forma de ensino), na maioria das vezes incentivadas por um aluno que deseja tudo pronto, está desenvolvendo e mantendo um personagem.

Personagem – Palavra de origem grego, que significa o nome da máscara utilizada no teatro, que representa a tristeza, a alegria...A máscara também tem um papel fundamental, que é o de ressonar a voz que está seja emitida com um maior volume.
................................................................
1ª parte
Para mão esquerda

Jogo Rítmico n. 69
Alterne os exemplos dos grupos A e B em diversos compassos simples.

Estes exercícios devem ser praticados em curtos tempos alternados, para não esgotar a ME.
Não fique preocupado pela velocidade, senão por cada golpe que realiza. Que sejam de um sonido claro e dentro de um mesmo volumem em todos os instrumentos, destacando as acentuações (se vc colocar).
                                                                           
                                                                                                                     Fez tudo? Pratique!
................................................................
2ª parte
“Meu arranjo está crescendo”
-
Jogo Rítmico n. 70
Deste arranjo pode obter outras propostas:

a) A parte rítmica – Combine os tempos impares (grupo A) com os tempos pares (grupo B).
b) As viradas – Combine as letras A-C-E-G-I-K (grupo A) com as B-D-F-H-J-L (grupo B).
c) Os sinais de repetição – Escolha livremente.

Anime-se e realize outros arranjos, é só seguir estas sugestões.
Escreva as combinações alternando números e letras e logo transcreva no pentagrama.
Considerando as sugestões e compondo em 4/4, 3/4, 2/4, 5/4, você terá um valioso material de estudo.

                                                                                                                     Fez tudo? Pratique!

Seus arranjos estão crescendo?...Lembre-se que, quanto mais combinações você realizar e praticar no caderno pentagramado, maior será sua linguagem musical.
................................................................
3ª parte
Dando continuidade ao estudo dos rufos, após o estudo dos rufos de 5 e 9 golpes, encontramos os rufos de 3 e 7 e os de 17, 25 e 33 que terminam no tempo (3 º, 4 º e 5 º tempo).

Jogo Rítmico n. 71
Crie 16 compassos em 4/4, combinando os oito compassos (1,2,3,4,5,6,7,8) acima apresentados                                                                                                                         Fez tudo? Pratique!

Jogo Rítmico n. 72
Transporte os compassos elaborados na primeira parte para o pentagrama.

                                                                                                                         Fez tudo? Pratique!
Observemos:
Nestes dois exemplos temos a mesma quantidade de golpes, porém, sua interpretação é diferente. Observe os desenhos para compreender melhor sua execução.
;
Os rufos que terminam no seguinte tempo: de 9 golpes (no 2º tempo), de 17 golpes (no 3º tempo), de 25 golpes (no 4º tempo) e de 33 golpes (no 5º tempo).

4+4= 8 Fusas
4+4+1 = 9
4+4+4+4+1= 17
4+4+4+4+4+4+4+1= 25
4+4+4+4+4+4+4+4+1=33
................................................................
Dever extra!
No rufo de 25 golpes aparece um ponto na direita da cabeça da nota, certo? O que será?
Vamos a conhecer melhor mais adiante, por agora pode perguntar a seu amigo músico seu significado. Falam que é um Ponto de Aumento (?).

(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

Seguidores