Sou único no mundo, tenho uma missão única no mundo, tenho impressões digitais que comprovam que não existe nem existirá outra pessoa como eu. Sou único e tenho uma mensagem única para este mundo.
Aquele que fomenta somente a instrução (como forma de ensino), na maioria das vezes incentivadas por um aluno que deseja tudo pronto, está desenvolvendo e mantendo um personagem.
Personagem – Palavra de origem grego, que significa o nome da máscara utilizada no teatro, que representa a tristeza, a alegria...A máscara também tem um papel fundamental, que é o de ressonar a voz que está seja emitida com um maior volume.
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1ª parte
Para mão esquerda
Jogo Rítmico n. 69
Alterne os exemplos dos grupos A e B em diversos compassos simples.
Estes exercícios devem ser praticados em curtos tempos alternados, para não esgotar a ME.
Não fique preocupado pela velocidade, senão por cada golpe que realiza. Que sejam de um sonido claro e dentro de um mesmo volumem em todos os instrumentos, destacando as acentuações (se vc colocar).
Fez tudo? Pratique!
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2ª parte
“Meu arranjo está crescendo”
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Jogo Rítmico n. 70
Deste arranjo pode obter outras propostas:
a) A parte rítmica – Combine os tempos impares (grupo A) com os tempos pares (grupo B).
b) As viradas – Combine as letras A-C-E-G-I-K (grupo A) com as B-D-F-H-J-L (grupo B).
c) Os sinais de repetição – Escolha livremente.
Anime-se e realize outros arranjos, é só seguir estas sugestões.
Escreva as combinações alternando números e letras e logo transcreva no pentagrama.
Considerando as sugestões e compondo em 4/4, 3/4, 2/4, 5/4, você terá um valioso material de estudo.
Fez tudo? Pratique!
Fez tudo? Pratique!
Seus arranjos estão crescendo?...Lembre-se que, quanto mais combinações você realizar e praticar no caderno pentagramado, maior será sua linguagem musical.
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3ª parte
Dando continuidade ao estudo dos rufos, após o estudo dos rufos de 5 e 9 golpes, encontramos os rufos de 3 e 7 e os de 17, 25 e 33 que terminam no tempo (3 º, 4 º e 5 º tempo).
Jogo Rítmico n. 71
Crie 16 compassos em 4/4, combinando os oito compassos (1,2,3,4,5,6,7,8) acima apresentados Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n. 72
Transporte os compassos elaborados na primeira parte para o pentagrama.
Fez tudo? Pratique!
Transporte os compassos elaborados na primeira parte para o pentagrama.
Fez tudo? Pratique!
Observemos:
Nestes dois exemplos temos a mesma quantidade de golpes, porém, sua interpretação é diferente. Observe os desenhos para compreender melhor sua execução.
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Os rufos que terminam no seguinte tempo: de 9 golpes (no 2º tempo), de 17 golpes (no 3º tempo), de 25 golpes (no 4º tempo) e de 33 golpes (no 5º tempo).
4+4= 8 Fusas
4+4+1 = 9
4+4+4+4+1= 17
4+4+4+4+4+4+4+1= 25
4+4+4+4+4+4+4+4+1=33
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Dever extra!
Dever extra!
No rufo de 25 golpes aparece um ponto na direita da cabeça da nota, certo? O que será?
Vamos a conhecer melhor mais adiante, por agora pode perguntar a seu amigo músico seu significado. Falam que é um Ponto de Aumento (?).
(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)
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