segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 22

Introdução
Quem deseja aprender, procura.
Quem procura, relaciona.
Quem relaciona, incentiva a inteligência.

No começo, queremos assimilar tudo. As horas de nossos dias não alcançam para descobrirmos todas as respostas para nossas interrogantes.
Para estudar é fundamental relacionar.
Por exemplo, ao caminhar imagine que seus passos são os tempos musicais que vamos preenchendo com figuras (vou, corro, ligerito).
Observe os sons que nos circundam: os fortes, os suaves, os ascendentes...idéias rítmicas vão surgindo.

É seu entusiasmo quem incentiva sua capacidade de deslumbramento e isso é muito bom. Ele é o combustível essencial para ativar nossos dias.
Chegamos ao mundo sem saber e a busca do saber é nosso desafio.
................................................................
1ª parte
(uma continuação da aula N. 10, N.13 e N.16)
Paradiddle n.4


Jogo Rítmico n. 63
Crie 20 compassos em 4/4 (aproveite as fotocópias de Semicolcheias) numa composição para Caixa, alternando os Grupos A e B com o Paradiddle n.4.

Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n. 64
Transporte a composição para Caixa na Bateria.

                                                                                                                              Fez tudo? Pratique!

O paradiddle n.4 no Pentagrama (uma continuação dos paradiddles n.1,2 e 3)
                                                                                                                     Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n. 65
Crie 12 compassos em 4/4, alterando os exemplos dos:

Grupo A - DEDE (37, 38, 39, 40, 41, 42) com
Grupo B - EDED (43, 44, 45, 46. 47. 48).

Se anima a criar outros tempos com o Paradiddle n.4 no pentagrama? Adiante!!!

Detalhe!
Lembre que pode substituir a onomatopéia:
LES – PA - RA – DIDD por TA – PA - RA – ES

Os paradiddles…
Podem ser aplicados em sons convencionais do instrumento como em os sons não convencionais
                                                                                                                     Fez tudo? Pratique!
................................................................
2ª parte
Jogo Rítmico n. 66
Num total de 48 tempos, considerando os quatro Paradiddles, tem um valioso aporte de idéias para unir todo numa composição. Este estagio é para aqueles que tem estudado todos muito bem.
Chegou o momento de misturar os Paradiddles e realizar uma original composição. Seja audacioso em idéias, utilize sons convencionais e não convencionais, agregue dinâmica, acentos, cruzados...em fim, tome iniciativa e arrisque novas propostas.

Paradiddles doble, triple...ou doble Paradiddle, ou triple Paradiddle...Nada è estranho, relacione!

Double paradiddle
;
Triple paradiddle

Jogo Rítmico n. 67
Crie uma frase de 30 compassos em 64/4, combinando os doble e triple 
                                                                                                                     Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n. 68
Transporte a Caixa, dos compassos elaborados na primeira parte, na Bateria (pentagrama).
                                                                                                                          
                                                                                                                     Fez tudo? Pratique!
................................................................
Dever extra!
Saiba o significado em português destas palavras:
Drummer – Snare drum – Cymbal – Drumsticks – Flam – Workshop – Stroke – Right (R) - Left (L).
Procure na internet ou num dicionário. Estas palavras são internacionais e pertencem ao idioma internacional da Bateria, porém, existem traduções destas palavras em português e merecem ser consideradas.

(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

Seguidores