domingo, 10 de fevereiro de 2013

Aula 24


Introdução

Ao tomarmos as baquetas com nossas mãos, por trás dessa imagem são nossas digitais que as sustentam. Isto é muito mais do que mãos segurando baquetas. É nossa intransferível identidade que as mantém.
Saber diferenciar um trabalho puramente comercial de um trabalho de realização como músico, é fundamental.
(pensar que existem músicos fazendo de tudo para realizar um transplante de identidade, impossível!)
Estamos imersos em uma sociedade consumista, não podemos descuidar o potencial que está dentro de nós.
................................................................
1ª parte
Pausa de Colcheia
Você conhece:

Se não quiser executar a primeira Colcheia, substitua-a pela Pausa de Colcheia:

Para executar a Pausa de Colcheia, inspire onde existe uma Pausa, marcando o tempo com a respiração.

Novo adorno!

Fermata – É um adorno utilizado em cima da Figura Som, da Figura Pausa ou da linha divisória. A Fermata prolonga a duração do som (estipulado pela figura) por mais tempo que seu valor normal.
Olha, parece uma tartaruga de frente!
Aqui está sobre a linha divisória do 2º e 3º compasso.
Si, corro, ro, corro / si, ro, ro, corroooooooooo / ligerito, corro, ro, si.
(Que legal, não tenho que estar respeitando os tempos. Com a Fermata posso estender-me a vontade na interpretação.)

Jogo Rítmico n. 58
Os exemplos números 1,2,3,4 para alternar na criação de 24 compassos em 4/4 (lembre que pode tomar iniciativa na criação de outros compassos).
Pode colocar Fermata e fazer uma interpretação mais interessante.

Estude sua frase:
a) Alternando D e E,
b) Alternando E e D,
c) Marcando o tempo com D e executando com E,
d) Marcando o tempo com E e executando com D,
e) Alternando D e E livremente.

Fez tudo? Pratique!

Jogo Rítmico n. 59
Transporte os 24 compassos elaborados na primeira parte para o pentagrama.
(1º compasso)

Detalhe: A Pausa de Colcheia se desenha sobre a terceira linha, ocupando todo o meio tempo.

Fez tudo? Pratique!

................................................................
2ª parte
Jogo Rítmico n. 60
Realize 24 compassos, intercalando os grupos A e B e componha numerosos ritmos.

Variações:
Utilize sua composição do Jogo Rítmico n. 59 com outras opções para desenvolver sua destreza.
Exemplo: Prato (MD) execute a Caixa com a ME.
Caixa (ME) execute nos Tontons com MD.
Bumbo e HH permanecem iguais.

                                                                                                                  Fez tudo? Pratique!
................................................................
3ª parte
Ainda confuso com as Fusas?
Lembre do segredo: aprender por RELACAO, deduzindo! Nada de fantasmas.
É muito fácil aplicando as onomatopéias conhecidas:

si co-rro li-ge-ri-to

Aqui tem uma composição para Caixa em 4/4.


· Especifique debaixo dos compassos os tempos (4 tempos por compasso).
· Escreva as onomatopéias correspondentes.
· Pratique num tempo leve, não esqueça que como máxima terá que interpretar oito (8) Fusas num tempo.
· Nas abreviaturas, se contem D significa alternância das mãos, o mesmo se não está especificada.
Acostume-se as abreviaturas, para acostumar-se â escrita dos RUFOS.

Jogo Rítmico n. 61

Realize 24 compassos, intercalando os tempos 1,2,3,4,5,6,7,8,9,,10,1,12, e componha outra composição para Caixa.

                                                                                                                   Fez tudo? Pratique!

Jogo Rítmico n. 62
Transporte os 24 compassos elaborados na primeira etapa para o pentagrama.

                                                                                                                   Fez tudo? Pratique!
................................................................
Dever extra!
Procure informação com um músico para compreender melhor a Fermata.

(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

2 comentários:

  1. Sou iniciante na bateria, e acabei caindo aqui em busca de um material de aprendizagem de leitura de música para bateria. Quando li a aula 1 me senti bem perdido, como se suas aulas fossem dirigidas a um público com mais noção que eu. Continuei, e as aulas seguintes pareceram mais simples! Estou aprendendo muito por aqui, obrigado Damásio, e parabéns pelo trabalho libertador e GRATUITO que você nos disponibiliza!!! Um abraço, do aluno que você nem conhece, Pietro

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pietro!
    É verdade o que vc comenta, pois é comum transferir o que se conhece no ensino da bateria e encontrar-se com um desafio maior. O que se conhece é a pratica da leitura, a repeticao de exercicios feitos num livro (equivocadamente chamados de método) ou por um intrutor (os que chamo de analisis combinatorios). De repente, aparece uma metodologia que diz: "voce tem que saber ler, praticar a escrita e arriscar ideias". Agora, entre nós, sempre será melhor ser alfabetizado musicalmente, que repetir frases e competir na velocidade. O caminho é por aqui, o caminho de Hermeto, de Piazzolla, de Gismonti e tantos outros músicos com propostas (muito mais que tocar muito bem).
    Pietro, sinta a felicidade em educar-se e fique triste ao ver ä maioria instruido, ate em capitais importantes do pais. Nao fiquemos distraidos pelo tapete vermelho, senao observando sempre que o ensino seja educativo e nao somente instrutivo. Abracos

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

Seguidores