segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 5

Introdução
Existe todo um trabalho de pesquisa, de escrever e realizar combinações como uma matemática fria, existem palavras que fazem a um novo idioma...Também, existe uma recompensa.
O músculo trabalha em função de um movimento e não ´de um pensamento. Nesse dialogo de mente-corpo, a mente deve ser paciente e na pratica permitir que o corpo integre-se ao movimento. Um estímulo da mente e o corpo manifesta-se.
No final, será surpreendido numa improvisação e ambos, mente-corpo, conviveram com alegria.
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1º parte
Uma preocupação que tenho é dar uma maior participação à mão menos destra, em meu caso a esquerda. Pensando nisto é que proponho trocar a mão menos destra da Caixa para alguns Tontons, mas sem esquecer da Caixa. 

Observe-se...
  • nos deslizamentos,
  • em seu corpo em ação,
  • nos movimentos dos braços 
  • em cada golpe que realiza

JOGO RITMICO n.7

Alterne os tempos dos grupos A (1,2,3,4,5) com B (6,7,8,9,10,11) e pratique seus próprios exercícios. Realize 24 compassos em 4/4.

Atenção!
O HH neste exercício é executado com o pé, de executar-se com as mãos se especifica com a letra D ou E. Este tema, da escrita dos pratos no pentagrama e suas diversas variantes, será ampliados na próxima aula.

                                                                                                                    Fez tudo? Pratique!
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2ª parte
Tudo começou no final dos anos 1950 e hoje é tão moderno. Parecem que passaram 50 anos e continuamos (continuaremos?) com as mesmas batidas.
O primeiro foi o rock and roll, em duas versões.


Logo, apareceu o TWIST (que já escrevemos)
(uma segunda Caixa no segundo tempo)
Veio o SHEIK  (que já escrevemos)
( a segunda Caixa passou para Bumbo)
E chegou o SOUL
(se agregou outro Bumbo no terceiro e quarto tempo)

(estes nomes foram tirados dos LP dos The Beatles, em espanhol)


Um trabalho de laboratório, certo? Não da para pensar que foi inspiração.
Não tinham mais espaços para colocar figuras, somente o SOUL permitia um pequeno respiro no primeiro tempo. Logo, apareceram as variações, que você já fez nas aulas anteriores.
Com figuras mais avançadas apareceu o ROCK PROGRESSIVO.
Que saudade! Todos escutavam e para os músicos ser parte desse estilo era toda uma honra como instrumentista.
Sabem porque?
Porque era necessário ser MÚSICO. Não bastava tocar um instrumento, tinha que ter muitos conhecimentos, porque era  instrumental e muito elaborado em seus arranjos.

Continuemos com outros ritmos que nos oferecem as duas figuras conhecidas.
BOLERO

Observe o desenho da Caixa (segundo tempo). Significa que apoiará a baqueta na pele e bate no aro. O mesmo efeito que usaremos para o Chachachá, a Guajira e a Bossa Nova.



CHACHACHÁ

GUAJIRA
VALSA

Pratique os ritmos!
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3ª parte
Para terminar esta aula, vamos ao único ritmo brasileiro que nasceu na bateria e que foi expressão de jovens cariocas que pensaram em expressar suas idéias. Conhecemos a Tom Jobim como adulto, porem, a revolução musical foi quando tinha uns poucos vinte anos. Um grupo de jovens cariocas revoltados com a influencia do Bolero no Samba Cancão, crio o movimento da Bossa-Nova.

Queriam uma nova música, uma nova rítmica e a lograram. É mais, hoje a BOSSA NOVA é encontrada em todo o mundo.

Imagina uma Bossa Nova sem bateria?
Falam muito da batida de João Gilberto no violão, mas quem foi quem fez a batida na bateria? O que sabemos com certeza é que o baterista de “Chega de Saudade” foi Juquinha (nosso homenagem!) que com um par de vassourinhas e sobre um catálogo de telefone, fez a gravação.

A BOSSA NOVA nos permite realizar outro jogo rítmico, porque o ritmo é um só, mas as variações enriqueceram a interpretação e ate serão inspiração de novas batidas, novos arranjos.
Com esta visao foi que fiz o livro "Samba Bossa Nova - Estudo do ritmo e suas variações" , com a editora EDUEM - PR - Brasil. Aqui um resumo:

JOGO RÍTMICO n.8
Componha 10 compassos, alternando:
                         tempos impares (1,3,5,7) com os
                         tempos pares (2,4,6,8) 
                                                                                   e terá inúmeras variações para estudar.

JOGO RÍTMICO n.9
Tomando como exemplo o JR8, transporte algumas Caixa para os Tontons.

Aclaremos que o ritmo original é num só compasso em 4/4. Como o ritmo original apresenta figuras que ainda não conhecemos, abrindo em 8/4 utilizando as figuras conhecidas ate o momento, podemos compreender e interpretar o ritmo e suas variações mediante a partitura. Uma "radiografia" para criar variações.

                                                                                                                    Fez tudo? Pratique!
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Dever extra!
Saiba sobre Metrônomo  como se utiliza, que modelos existem, sua importância dentro do estudo, sua utilização  Procure um músico que amplie estes conhecimentos ou visite uma loja de instrumentos e veja os modelos. Encontre respostas na internet.


(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

2 comentários:

  1. Muito bom este ensino..
    Parabéns por manter vivo a boa tradição, foram criados grandes musicos com métodos de ensino semelhantes.

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  2. Que prazer encontrar o seu trabalho na internet! Tive acesso ao seu método há uns 12 anos talvez, e isso foi com certeza divisor de águas no meu aprimoramento técnico. Deus o abençoe Dámaso Cerruti!

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Quem sou eu

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Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

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