Podemos imaginar o horizonte como uma linha reta sem desenhos que nos mostrem perspectiva mais interessante?
A beleza de uma paisagem ressalta quando as combinações de cores e formas se integram numa estética atraente.
Na Música, o valor de um instrumentista está em manifestar toda a dinâmica possível.
Ninguém gosta de ficar na sombra da massificação. Porém, a falta de dinâmica na música é um aporte na formação de um ser passivo.
Não é somente o que você diz
senão COMO você o diz.
senão COMO você o diz.
Na Teoria Rítmica (que ampliaremos neste blog) existe um condimento que colabora em como você transmite a mensagem rítmico musical.
Estou falando da DINÂMICA MUSICAL.
Estou falando da DINÂMICA MUSICAL.
A musicalidade (dinâmica musical) é fundamental na interpretação e deve estar sempre acompanhada na interpretação e sustentada por um trabalho de estudo técnico (golpe).
................................................................
................................................................
1ª parte
DINÂMICA MUSICAL
DINÂMICA . É arte de graduar a intensidade sonora da execução musica.
Utilizamos palavras da língua italiana com respectivas abreviaturas. Indicamos abaixo dos compassos como será a execução.
TÉRMINOS de matizes
Para compreender melhor, interprete esta frase sem dinâmica (sem detalhes especificando como será a interpretação).
A mesma frase, mais com dinâmica:
Pratique!
................................................................
2ª parte
SINAIS de matizes
A mesma frase com crescendo e decrescendo.
Crescendo – É o aumento gradual da intensidade sonora.
Decrescendo – É a diminuição gradual da intensidade sonora.
Pratique!Ë possível interpretar uma musica matematicamente, ou seja, transformar uma partitura em números?
Pode começar matematicamente, agregar suas próprias idéias + transformar tudo numa proposta pessoal + adornar com dinâmica + colocar suas convicções + seus sentimentos e o frio papel se esquenta e se transforma em + arte.
Sempre será desta maneira?
Sempre será desta maneira?
Ao igual que na escola, se aprende uma palavra, logo outra, se integram numa pequena frase, se unem frases para uma redação e com o tempo, com muita leitura, escrita, cultura, nasce o escritor. Parece simples, mais foi todo um processo. Esse escritor volta a fazer o processo e vai crescendo como escritor,
Um baterista tem que saber dizer sua mensagem sem ser uma máquina conectada dentro de uma interpretação horizontal (o que é mais fácil) e sim com muita dinâmica (o que é mais difícil).
................................................................
3ª parte
Paradiddles no pedal duplo: Paradiddle n.1
Resistência
Jogo Rítmico n.38
Crie 24 compassos em 4/4 com estes exemplos.
Componha livremente os exemplos de 1 a 10, pode repetir.
Um desafio! Escreva a dinâmica e sensibilize os quatro membros.
Fez tudo? Pratique!
Fez tudo? Pratique!
................................................................
Dever extra!
Dever extra!
A todas as criações já realizadas agregar dinâmica (em especial na aula n.12, a prática de conjunto). Senta a diferença e eduque-se com maior sensibilidade. Isto é “tocar com sentimento”.
(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário