Após um estudo da Caixa, vamos à bateria. Podemos dizer que "do Monograma vamos para o Pentagrama".
1ª parte
Breve introdução à escrita da teoria rítmica
A ESCRITA DA BATERIA NO PENTAGRAMA
( palavra grega: penta )= cinco, grama = linha)
Detalhes
Para os instrumentos que executamos com as mãos, desenhamos as hastes para cima.
Para os instrumentos que executamos com os pés, desenhamos as hastes para baixo.-
- O Hi Hat (HH) também é chamado de Contratempo (RJ), Chimbal (SP), Ximbal (ES) ou Xipo (RGS).
- No desenho dos Pratos e do HH constituímos a cabeça da nota por um “x”.
- O TG também é chamado de Surdo ou Swing.
- O Bumbo também é chamado de Bombo.
- Se tem outro Bumbo, devemos desenhar sobre a 1ª linha.
- Se temos outro Prato, colocamos em cima do mesmo o n.2. (Crash) se temos mais um Prato n.3 (Splash)e assim sucessivamente.
- O Prato de Condução é apresentado no pentagrama sem numeração.
No pentagrama a escrita de cada instrumento que compõe a bateria è HORIZONTAL.
A leitura è VERTICAL.
Tudo que estiver na mesma vertical no pentagrama
se executa junto.
se executa junto.
A trascendencia no estudo da Caixa
Nela que se encontra toda a bateria. Um estudo da Caixa e depois abrir as mãos, permite realizar viradas e ritmos com maior facilidade.
Na Caixa temos um som e na bateria muitos, precisamente essa variedade complica na interpretação e na independência.
O processo nesta metodologia será sempre o mesmo:
Monograma – Utilizamos uma linha, um instrumento, Por exemplo, acima da terceira linha a
Caixa.
Trigrama – Três linhas – Os quatro membros (Prato - MD, acima da quinta linha- Caixa -
ME, acima da terceira linha - Bumbo - PD, acima da primeira linha - HH - PE,
abaixo da primeira linha).
Pentagrama – Utilizamos as cinco linhas, a bateria completa.
...............................................................................................................................
2ª parte
Na primeira aula você fez uma composição de 24 compasses, certo?
Veja como transportei meus dois compassos da aula anterior:
Analisemos
- São dois compassos.
- Cada compasso contém quatro tempos.
- Tudo foi elaborado com Semínimas e Colcheias.
1º compasso
As Colcheias (2º e 4ª tempo), não especificam as mãos, significam que serão alternadas D e E, sim?
2º compasso
As Colcheias no 3º tempo são especificadas, porque a composição solicita que sejam interpretadas com E.No quarto tempo um Bumbo e um HH, significando que ambos são interpretados juntos, aproveitamos a haste do Bumbo para desenhar o HH.
JOGO RÍTMICO n.3
Bom, chegou o momento de transcrever os 24 compassos na bateria.
De que maneira?
Distribuía sempre como você gostar. Tome decisão e pense que depois tem que interpretar, ou seja, se está fácil, complique, mas, se está complicado, facilite.
Fez tudo? Pratique!
...............................................................................................................................
(Lembre que você pode enviar por e-mail os exercícios feitos para serem observados.)
Blz Professor!!!!eh o JALMIR de Niterói!!!!Preciso muito Falar kom vc....
ResponderExcluirMuito boa sua metodologia professor, ja toco tem algum tempo, e sempre busquei uma metodogia como esta.
ResponderExcluirCara to fazendo aula desde abril e nessa segunda aula já aprendi mais do que com o meu professor nesse tempo todo. Muito bom esse método.
ResponderExcluirObrigado pelas aulas.
minha partitura tha ficanduh linda cada vez mai cheia e complexa*-*
ResponderExcluirmuito linda
vlw profº
Casino Queen in Queens - Mapyro
ResponderExcluirView the casino queen in 논산 출장마사지 Queens and other Queens casinos 구리 출장샵 in Queens, NY. See what your friends are saying about Casino Queen in Queens. 동해 출장안마 Rating: 3.6 · 여주 출장샵 1,853 나주 출장샵 votes