segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 13

Introdução
“O ensino da música deve FORMAR e não apenas informar, deve EDUCAR e não apenas instruir, deve ter como objetivo a LIBERDADE e não a massificação.”

“No instrumento estão os sons do mundo...e o mundo está em você.”

“Fazer música não é simplesmente ser músico. Ser músico é muito mais que fazer música.”
(pensamentos de Dámaso Cerruti que caracterizam sua pedagogia)
................................................................
1ª parte
(uma continuação da aula n.10)
Paradiddle n.2

Lembre que pode substituir a onomatopéia DIDD-LES-PA-RA por ES –TA – PA - RA.

Jogo Rítmico n.35
Crie 20 compassos em 4/4 (aproveite as fotocópias de Semicolcheias) numa composição para Caixa, alternando os Grupos A e B com o Paradiddle n.2.
                                                                                                                  Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n.36
Transporte a composição para Caixa na Bateria.

                                                                                                                  Fez tudo? Pratique!
................................................................
2ª parte
O Paradiddle n.2 no pentagrama (continuação dos exercícios do 1ª parte)

Jogo Rítmico n.37
Realize 12 compassos em 4/4, alterando os exemplos:
Grupo A - DDED (13,14,15,16,17,18) com
Grupo B - EEDE (19,20,21,22,23,24).

  • Se anima a criar outros tempos com o Paradiddle n.2 no pentagrama? Adiante!!!
Fez tudo? Pratique!
................................................................
3ª parte
Os Paraddidles cruzados... dão a sensação de que há mais de um executante.
Pratique estes exemplos:

Crie outras propostas de Paradiddles com mãos cruzadas e realize uma frase de 4 compassos.
................................................................
Dever extra!
  • Procure um livro de Teoria Musical ou um músico amigo e saiba o significa de ritmo quaternário, ritmo binário, ritmo terciário e ritmo quinário.
(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

Um comentário:

  1. Achei muito interessante seu método.
    Muitas informações que eu não conhecia.
    Com certeza o trabalho vale a pena.
    Conte comigo.
    Iso

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

Seguidores