“O ensino da música deve FORMAR e não apenas informar, deve EDUCAR e não apenas instruir, deve ter como objetivo a LIBERDADE e não a massificação.”
“No instrumento estão os sons do mundo...e o mundo está em você.”
“Fazer música não é simplesmente ser músico. Ser músico é muito mais que fazer música.”
(pensamentos de Dámaso Cerruti que caracterizam sua pedagogia)
................................................................
1ª parte
1ª parte
(uma continuação da aula n.10)
Paradiddle n.2
Lembre que pode substituir a onomatopéia DIDD-LES-PA-RA por ES –TA – PA - RA.
Jogo Rítmico n.35
Crie 20 compassos em 4/4 (aproveite as fotocópias de Semicolcheias) numa composição para Caixa, alternando os Grupos A e B com o Paradiddle n.2.
Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n.36
Transporte a composição para Caixa na Bateria.
Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n.36
Transporte a composição para Caixa na Bateria.
Fez tudo? Pratique!
................................................................
2ª parte
2ª parte
O Paradiddle n.2 no pentagrama (continuação dos exercícios do 1ª parte)
Jogo Rítmico n.37
Realize 12 compassos em 4/4, alterando os exemplos:
Grupo A - DDED (13,14,15,16,17,18) com
Grupo B - EEDE (19,20,21,22,23,24).
- Se anima a criar outros tempos com o Paradiddle n.2 no pentagrama? Adiante!!!
Fez tudo? Pratique!
................................................................
3ª parte
3ª parte
Os Paraddidles cruzados... dão a sensação de que há mais de um executante.
Pratique estes exemplos:
Crie outras propostas de Paradiddles com mãos cruzadas e realize uma frase de 4 compassos.
................................................................
................................................................
Dever extra!
- Procure um livro de Teoria Musical ou um músico amigo e saiba o significa de ritmo quaternário, ritmo binário, ritmo terciário e ritmo quinário.
(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)
Achei muito interessante seu método.
ResponderExcluirMuitas informações que eu não conhecia.
Com certeza o trabalho vale a pena.
Conte comigo.
Iso