segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 16



Introdução
Aprender a questionar e a iluminar sua sabedoria é a chave para o seu crescimento.
Relacione, arrisque, permita-se equivocar-se. Estude as aulas com outros bateristas e outros músicos que buscam crescer na pesquisa em um trabalho de conjunto, com uma atitude crítica e, consequentemente, um maior aproveitamento.
Sei que posso ser “agressivo” sintetizando uma aula, mais sei que pode ser ampliada e compreendida por você. Esta metodologia incentiva o esforço que temos de fazer para enfrentar nossos maiores inimigos:
A INCONSTÂNCIA, A PREGUIÇA, O COMODISMO.
................................................................
1ª parte
Apojatura (onomatopéia em inglês: Flam)
É um ornamento (figurinha ou bandeirola) representado por uma pequena figura que precede a figura real.

a) Apojatura simples breve (figurinha cruzada – precede imediatamente)

Deixe cair as duas mãos e naturalmente se produz uma apojatura breve. Não é fácil bater ambas mãos juntas, se necessita de muita pratica, daí que no começo aparece uma apojatura n-a-t-u-r-a-l-m-e-n-t-e.


b) Apojatura simples longa (figurinha não cruzada – pequena demora ao acompanhar)
Jogo Rítmico n.39
Alterne os exemplos 1, 2 e 3 e crie 24 compassos em 4/4.
Lembre que pode realizar em exercícios em 3/4, 2/4, 5/4...como também alternar as mãos D e E livremente
(Ao realizar o Jogo Rítmico não escreva as onomatopéias nem coloque os números.)
                        
                                                                                                                   Fez tudo? Pratique!

Jogo Rítmico n.40
Passe na bateria os compassos por você criados,.
Lembre de facilitar as mãos, para que não se cruzem, como também considere que cruzadas podem ser um desafio.
Adiante!!!Seja protagonista, seja seu próprio educador.
Saiba que as apojaturas podem escrever-se em outro instrumento, diferente da figura que acompanha.
Lembre: as mãos quando não são especificadas são alternadas. Deve aclarar quando são modificadas.

Fez tudo? Pratique!


Jogo Rítmico n.41
Transporte de outra maneira, diferente da versão anterior.

Fez tudo? Pratique!
................................................................
2ª parte
Apojatura dupla
Morda com dois golpes de ME e bata a figura com MD (“para si”) ou intercale começando com MD

Jogo Rítmico n.42
Alterne os exemplos 1, 2 e 3 e crie 24 compassos em 4/4.
Lembre que pode realizar em 3/4, 2/4, 5/4...como também alternar livremente as mãos D e E 

Por exemplo:
                                                                                                                    Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n.43
Os compassos por você criados, passe na bateria.

Lembre de facilitar as mãos, para que não se cruzem como também cruzadas podem ser um desafio.
Adiante!!!Seja protagonista, seja seu próprio educador.
Saiba que a Apojatura Dupla pode escrever-se em outro instrumento, diferente da figura que acompanha.
                                                                                                                     Fez tudo? Pratique!
................................................................
3ª parte
Apojatura triple
Morda com três golpes de ME e bata a figura com MD ou intercale começando com MD.

Jogo Rítmico n.44
Alterne os exemplos 1, 2, 3, 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10, 11, 12, 13, 14 e crie 24 compassos em 4/4.
Lembre que pode realizar exercícios em 3/4, 2/4, 5/4...como também alternar as mãos D e E livremente
                                                                                                                     Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n.45
Os compassos por você criados, passe na bateria.
Adiante!!!Seja protagonista, seja seu próprio educador.

Saiba que as Apojaturas Triple podem escrever-se em outro instrumento, diferente da figura que acompanha.
                                                                                                                     Fez tudo? Pratique!
................................................................
Dever extra!
No exemplo do Jogo Rítmico n. 39 - 42 aparece um signo de repetição que parece novo, certo? Consulte a seu amigo músico e decifre seu significado e sua aplicação nesta composição.
  • Veja também como se escreve e se pronunciam as Apojaturas Simples, Dupla e Triple em inglês.
(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

Seguidores