segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 3

Introdução
Estamos trabalhando no Pentagrama e isto significa que estamos começando a dominar o espaço, o instrumento.
Sempre encontraremos dois caminhos: 


ou o espaço nos domina ou dominamos o espaço

Daí que sempre existe uma forca que não permite que avancemos, porém, nos temos outra forca, que é a de querer saber,
de permitirmo-nos saber,
de superar os obstáculos,
de sentir que depois da noite aparece o sol,
de dar continuidade,
de perseverança como forca interior num encontro com uma resposta a nossas dúvidas. 

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1ª parte
Continuemos com as SEMÍNIMAS e COLCHEIAS.
Vamos a realizar independência dos quatro membros, numa introdução ao ritmo.

Vamos por parte:





  • Observe que temos quatro compassos em 4/4.

    • 1º compasso - Prato e Caixa – Mão direita e Mão esquerda.
    • 2º compasso - Prato e Bumbo – MD e Pé direito.
    • 3º compasso - Prato e HH – MD e Pé Esquerdo.
    • 4º compasso - Prato e Bumbo, Prato, Caixa e HH...(MD – ME – PD – PE) Heeeee! parece um ritmo! É um ritmo!!! O começo de todo um estilo: o rock and roll.
    Colocaram outra marcação no Prato e foi uma variação:
                                                                                                  Pratique!
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    2ª parte
    Desenhando os Pratos
    Na composição da 1ª parte, observe que nos três primeiros compassos temos oito Pratos (oito Colcheias), em cada compás, pro-por-cio-nal-men-te. Ou seja, devem ser desenhados proporcionalmente dentro do compasso para não falte ou sobre espaço dentro do compasso.

    Esta prática pro-por-cio-nal é fundamental, porquterá que desenhar os outros instrumentos abaixo (Caixa, Bumbo, HH, Tontons)

    Esqueça a Teoria Rítmica, vejamos uma fórmula matemática, simples e eficaz no desenho dos oito Pratos num compasso em 4/4.


  • 4/4
    • Primeira “x” no começo.
    • Segunda “x” no meio.
    • Terceira “x” entre 1 e 2.
    • Quarta “x” entre 2 e o final do compasso.
    • Logo, complemente com 5, 6,7 e 8.

    O segredo são duas palavra mágica: “no meio”. Sempre no meio e vai desenhando os oito Pratos ou oitos “x”.

    2/4
    Também, se temos um 2/4 podemos utilizar uma rega matemática para desenhar quatro Pratos.

    A mesma duas palavra mágica: “no meio”.
    • Primeira “x” no começo.
    • Segunda “x” no meio.
    • Terceira “x” entre 1 e 2.
    • Quarta “x” entre 2 e o final do compasso.
    3/4
    Num 3/4 os seis Pratos:
    Aqui não existe uma palavra mágica, a olho mesmo, em especial os três primeiros “x”.
    O mesmo que para o 5/4.

    5/4
    Ou um 5/4, desenhados proporcionalmente dez Pratos:


    Pratique o desenho dos Pratos em diferentes compassos!!!

    • PrimeiroDetermine os compassos.
    • Segundo – Escreve se o compasso é em 4/4, 3/4, 2/4 ou 5/5.
    Numerador  -      Quantidade de tempos   4    3    5    2    7
    Denominador -   Nome da Figura              4    4    4    4   4

    • TerceiroDesenhe as "x" dos Pratos.
    Primeiro escreva o compasso (4/4, 3/4, 2/4 ou 5/4) e logo aceite o desafío de desenhar todos os Pratos proporcionalmente.

    Mas, por que praticar os Pratos proporcionalmente?

    Porque na próxima aula estará criando numerosos ritmos em variados compassos (com sua iniciativa e aplicando os Jogos Rítmicos) e com esta prática estará preparado para começar a desenhar proporcionalmente e colocar abaixo os demais instrumentos.

    Pratique a distribuição dos Pratos no compasso!
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    3ª parte
    Sons poucos convencionais
    Voltemos as Semínimas e Colcheias no pentagrama.

    Você pensa que somente são as peles que soam, certo? Não! Soa os aros, a copa do Prato, a borda do TG, o cano do HH...heeee! Parece que nunca termina!...

    Sim, nunca termina em nossa capacidade de deslumbramento na procura de novos sons. A bateria apresenta muitos sons e cada instrumento tem sua riqueza sonora.

    Então, vejamos os detalhes na partitura:
  • Agora sim que ficou “malabaristica” a interpretação.

    1º compasso

    O segundo e terceiro tempo dizem “aros”, aros da Caixa e do TG.

    2º compasso
    O segundo tempo diz “copa” do Prato e “aro” da Caixa.

    O terceiro tempo diz “borda do TG” com MD.

    O quarto tempo diz “cano do HH”, que interpretamos com baquetas e com a ME, produzindo um som metálico.

    Então, temos:
    “aros”...“copa”...“aro”...“borda do TG”...“cano do HH”

    Jogo Rítmico n.4
    Transforme os 24 compassos da aula anterior (Jogo Rítmico n.2) e realize o Jogo Rítmico n.3, que consiste em destacar diferentes sons poucos convencionais na bateria (aro, copa etc).
                                                                                                                
                                                                                                                Fez tudo? Pratique!
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    (Lembre que você pode enviar por e-mail os exercícios feitos para serem observados.)

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    Quem sou eu

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    Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

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