Estamos trabalhando no Pentagrama e isto significa que estamos começando a dominar o espaço, o instrumento.
Sempre encontraremos dois caminhos:
ou o espaço nos domina ou dominamos o espaço.
Daí que sempre existe uma forca que não permite que avancemos, porém, nos temos outra forca, que é a de querer saber,de permitirmo-nos saber,
de superar os obstáculos,
de sentir que depois da noite aparece o sol,
de dar continuidade,
de perseverança como forca interior num encontro com uma resposta a nossas dúvidas.
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1ª parte
Continuemos com as SEMÍNIMAS e COLCHEIAS.
Vamos a realizar independência dos quatro membros, numa introdução ao ritmo.
Vamos por parte:
Observe que temos quatro compassos em 4/4.
- 1º compasso - Prato e Caixa – Mão direita e Mão esquerda.
- 2º compasso - Prato e Bumbo – MD e Pé direito.
- 3º compasso - Prato e HH – MD e Pé Esquerdo.
- 4º compasso - Prato e Bumbo, Prato, Caixa e HH...(MD – ME – PD – PE) Heeeee! parece um ritmo! É um ritmo!!! O começo de todo um estilo: o rock and roll.
Colocaram outra marcação no Prato e foi uma variação:
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2ª parte
Desenhando os Pratos
Na composição da 1ª parte, observe que nos três primeiros compassos temos oito Pratos (oito Colcheias), em cada compás, pro-por-cio-nal-men-te. Ou seja, devem ser desenhados proporcionalmente dentro do compasso para não falte ou sobre espaço dentro do compasso.
Esta prática pro-por-cio-nal é fundamental, porque terá que desenhar os outros instrumentos abaixo (Caixa, Bumbo, HH, Tontons)
Esqueça a Teoria Rítmica, vejamos uma fórmula matemática, simples e eficaz no desenho dos oito Pratos num compasso em 4/4.
- Primeira “x” no começo.
- Segunda “x” no meio.
- Terceira “x” entre 1 e 2.
- Quarta “x” entre 2 e o final do compasso.
- Logo, complemente com 5, 6,7 e 8.
O segredo são duas palavra mágica: “no meio”. Sempre no meio e vai desenhando os oito Pratos ou oitos “x”.
2/4
Também, se temos um 2/4 podemos utilizar uma rega matemática para desenhar quatro Pratos.
A mesma duas palavra mágica: “no meio”.
- Primeira “x” no começo.
- Segunda “x” no meio.
- Terceira “x” entre 1 e 2.
- Quarta “x” entre 2 e o final do compasso.
3/4
Num 3/4 os seis Pratos:
Aqui não existe uma palavra mágica, a olho mesmo, em especial os três primeiros “x”.
O mesmo que para o 5/4.
5/4
Ou um 5/4, desenhados proporcionalmente dez Pratos:
Pratique o desenho dos Pratos em diferentes compassos!!!
- Primeiro – Determine os compassos.
- Segundo – Escreve se o compasso é em 4/4, 3/4, 2/4 ou 5/5.
Numerador - Quantidade de tempos 4 3 5 2 7
Denominador - Nome da Figura 4 4 4 4 4
- Terceiro – Desenhe as "x" dos Pratos.
Primeiro escreva o compasso (4/4, 3/4, 2/4 ou 5/4) e logo aceite o desafío de desenhar todos os Pratos proporcionalmente.
Mas, por que praticar os Pratos proporcionalmente?
Porque na próxima aula estará criando numerosos ritmos em variados compassos (com sua iniciativa e aplicando os Jogos Rítmicos) e com esta prática estará preparado para começar a desenhar proporcionalmente e colocar abaixo os demais instrumentos.
Pratique a distribuição dos Pratos no compasso!
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3ª parte
Sons poucos convencionais
Voltemos as Semínimas e Colcheias no pentagrama.
Você pensa que somente são as peles que soam, certo? Não! Soa os aros, a copa do Prato, a borda do TG, o cano do HH...heeee! Parece que nunca termina!...
Sim, nunca termina em nossa capacidade de deslumbramento na procura de novos sons. A bateria apresenta muitos sons e cada instrumento tem sua riqueza sonora.
Então, vejamos os detalhes na partitura:
Pratique a distribuição dos Pratos no compasso!
3ª parte
Sons poucos convencionais
Voltemos as Semínimas e Colcheias no pentagrama.
Você pensa que somente são as peles que soam, certo? Não! Soa os aros, a copa do Prato, a borda do TG, o cano do HH...heeee! Parece que nunca termina!...
Sim, nunca termina em nossa capacidade de deslumbramento na procura de novos sons. A bateria apresenta muitos sons e cada instrumento tem sua riqueza sonora.
Então, vejamos os detalhes na partitura:
Agora sim que ficou “malabaristica” a interpretação.
O segundo e terceiro tempo dizem “aros”, aros da Caixa e do TG.
1º compasso
O segundo e terceiro tempo dizem “aros”, aros da Caixa e do TG.
2º compasso
O segundo tempo diz “copa” do Prato e “aro” da Caixa.
O terceiro tempo diz “borda do TG” com MD.
O quarto tempo diz “cano do HH”, que interpretamos com baquetas e com a ME, produzindo um som metálico.
Então, temos:
“aros”...“copa”...“aro”...“borda do TG”...“cano do HH”
Jogo Rítmico n.4
Transforme os 24 compassos da aula anterior (Jogo Rítmico n.2) e realize o Jogo Rítmico n.3, que consiste em destacar diferentes sons poucos convencionais na bateria (aro, copa etc).
Fez tudo? Pratique!
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(Lembre que você pode enviar por e-mail os exercícios feitos para serem observados.)
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