Introdução
Nesta aula, poderá obter 54 ritmos diferentes ou mais. Não fique supresso, você merece ter a oportunidade de escrever estes ritmos e não de receber 10 exercícios feitos.
Como comentou Tibério da "Luthier (SP)" : “Você ensina rock em quatro aulas” e não está equivocado. A intenção não é ensinar um ritmo especifico e sim utilizar as figuras que vamos trabalhando para entrar num ritmo, num estilo, elaborando variações para enriquecer a expressão em nossa interpretação.
Quanto mais escrever e praticar sobre uma ideia rítmica, maior será sua linguagem em relação aos mesmos e terá maiores recursos numa improvisação, sem sair da mensagem rítmica ou estilística apresentada.
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1ª parte
Jogos Rítmicos n.5
1ª parte
Jogos Rítmicos n.5
- Fazer 24 compassos em 4/4.
Intercale os grupos A e B e compor numerosos ritmos, através deste Jogo Rítmico n.5.
Grupo A com os exemplos 1, 2 e 3.
Grupo B com os exemplos 4, 5 e 6.
Em que consiste este Jogos Rítmicos?
Consistem em intercalar exemplos (chamados de tempos) de cada grupo.
Para os compassos em 4/4 as combinações são: A + B + A + B.
Então, escolha um de A, outro de B, outro de A e outro de B e complete os tempos num compasso em 4/4. Repita a alternância para os outros compassos.
Exemplo:
Experimente!
Soa a um ritmo? Na realidade é um ritmo e você pode fazer muito mais!
- Primeiro: Desenhe os Pratos pro-por-cio-nal-men-te num compasso em 4/4, como foi ensinado na aula anterior.
- Segundo: Uma vez os Pratos desenhados, alterne os exemplos dos grupos A e B, completando o desernho do Bumbo, da Caixa e do HH.
Para incentivar sua iniciativa darei dois compassos a elaborar:
1 + 5 + 1 + 4 e 1 + 6 + 1 + 4
Fez tudo? Pratique!
Fez tudo? Pratique!
Estes duas combinações parecem ritmos conhecidos? Sim, são conhecidos.
O primeiro é um TWIST (1-5-1-4) e o segundo é um SHEIK (1-6-1-4)
Ficará supresso ao experimentar vários ritmos conhecidos.
Lembre! Divida um pentagrama em três partes (compassos) e obterá em oito líneas os 24 compassos a preencher, alterando os grupos A e B.
Dica para estudar a pratica dos ritmos
Aplique o som onomatopeico dos instrumentos. O Bumbo pode ser “tum” e a Caixa “tac”.
Detalhe: Pronunciamos somente o Bumbo (tum) e a Caixa (tac). Os Pratos são em Colcheias e o HH no 2º e 4º tempo
Por que em 4/4 sempre o HH está no 2º e 4º tempo?
- Experimente começar uma alternância de Bumbo e HH.
- Agora, alterne HH com Bumbo. Tem diferença?
O mesmo pode experimentar com 2/4, o HH fica equilibrando no 2º tempo.
Em 3/4, o HH fica equilibrando no 2º tempo.
Por que deve ser assim?
Não deve ser assim sempre, estamos começando e deve ser assim para encontrar um equilíbrio no ritmo, porém, na música instrumental podemos encontrar o HH em qualquer tempo. Diria que se trata de um trabalho e composição mais progressivo.
Se você estiver adiantado, alterne livremente os Grupos A e B. Experimente!
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2ª parte
2ª parte
JOGO RITMICO n. 6
Realize variações rítmicas em compassos em 3/4. 2/4, 5/4 e 7/4.
Como? Muito fácil, intercalando A e B. Lembra da distribuição matemática dos desenhos dos Pratos que foi dada na aula anterior?
2/4 – A+B
3/4 - A+B+A
5/4 – A+B+A+B+A (2+3) ou A+B+A+A+B (3+2)
7/4 – A+B+A+B+A+B+A (4+3) ou A+B+A+A+B+A+B (3+4)
COMPONHA
- doze (12) compassos em 2/4,
- dez (10) compassos em 3/4.
- quatro (4) compassos em 5/4
- quatro (4) compassos em 7/4.
Terá 30 compassos + 24 compassos em 4/4 (Jogo Rítmico n.4) = Um total de 54 compassos ou ritmos diferentes até o momento...o muitos mais, depende de você!
Fez tudo? Pratique!
Praticamente serão preenchidas varias folhas do livro que vamos a escrever, parabéns!!!! Isto é possível, você pode ser co-autor de todo um Livro de Exercícios.
Como poderia batizar a este livro? Proponho:“Iniciação ao Rock – variações em compassos variados”.
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Dever extra!
PROCURE um músico que lhe explique sobre o ACENTO NATURAL e poderá compreender melhor como se forma um 3/4, 4/4 2/4, 5/4 e 7/4, e compreenderá desta maneira as combinações de A e B.
(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)
Dámaso, parabéns pelo site!! Apesar da distância me sinto tendo aulas particulares. Espero por mais postagens. Abraços
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