segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 4


Introdução
Nesta aula, poderá obter 54 ritmos diferentes ou mais. Não fique supresso, você merece ter a oportunidade de escrever estes ritmos e não de receber 10 exercícios feitos.

Como comentou Tibério da "Luthier (SP)" : “Você ensina rock em quatro aulas” e não está equivocado. A intenção não é ensinar um ritmo especifico e sim utilizar as figuras que vamos trabalhando para entrar num ritmo, num estilo, elaborando variações para enriquecer a expressão em nossa interpretação.

Quanto mais escrever e praticar sobre uma ideia rítmica, maior será sua linguagem em relação aos mesmos e terá maiores recursos numa improvisação, sem sair da mensagem rítmica ou estilística apresentada.
................................................................
1ª parte
Jogos Rítmicos n.5

  • Fazer 24 compassos em 4/4.
Intercale os grupos A e B e compor numerosos ritmos, através deste Jogo Rítmico n.5.

Grupo A com os exemplos 1, 2 e 3.
Grupo B com os exemplos 4, 5 e 6.

Em que consiste este Jogos Rítmicos?

Consistem em intercalar exemplos (chamados de tempos) de cada grupo.

Para os compassos em 4/4 as combinações são: A + B + A + B.

Então, escolha um de A, outro de B, outro de A e outro de B e complete os tempos  num compasso em 4/4. Repita a alternância para os outros compassos.

Exemplo:

Experimente!

Soa a um ritmo? Na realidade é um ritmo e você pode fazer muito mais!

  • Primeiro: Desenhe os Pratos pro-por-cio-nal-men-te num compasso em 4/4, como foi ensinado na aula anterior.
  • Segundo: Uma vez os Pratos desenhados, alterne os exemplos dos grupos A e B, completando o desernho do Bumbo, da Caixa e do HH.
Para incentivar sua iniciativa darei dois compassos a elaborar:

1 + 5 + 1 + 4 e 1 + 6 + 1 + 4
                     
                                                                                                                          Fez tudo? Pratique!

Estes duas combinações parecem ritmos conhecidos? Sim, são conhecidos.

O primeiro é um TWIST (1-5-1-4) e o segundo é um SHEIK (1-6-1-4)

Ficará supresso ao experimentar vários ritmos conhecidos.

Lembre! Divida um pentagrama em três partes (compassos) e obterá em oito líneas os 24 compassos a preencher, alterando os grupos A e B.


Dica para estudar a pratica dos ritmos
Aplique o som onomatopeico dos instrumentos. O Bumbo pode ser “tum” e a Caixa “tac”.
Detalhe: Pronunciamos somente o Bumbo (tum) e a Caixa (tac). Os Pratos são em Colcheias e o HH no 2º e 4º tempo

Por que em 4/4 sempre o HH está no 2º e 4º tempo?

  • Experimente começar uma alternância de Bumbo e HH.
  • Agora, alterne HH com Bumbo.  Tem diferença?
O mesmo pode experimentar com 2/4, o HH fica equilibrando no 2º tempo.
Em 3/4, o HH fica equilibrando no 2º tempo.

Por que deve ser assim?
Não deve ser assim sempre, estamos começando e deve ser assim para encontrar um equilíbrio no ritmo, porém, na música instrumental podemos encontrar o HH em qualquer tempo. Diria que se trata de um trabalho e composição mais progressivo.

Se você estiver adiantado, alterne livremente os Grupos A e B. Experimente!
................................................................
2ª parte
JOGO RITMICO n. 6
Realize variações rítmicas em compassos em 3/4. 2/4, 5/4 e 7/4.

Como? Muito fácil, intercalando A e B. Lembra da distribuição matemática dos desenhos dos Pratos que foi dada na aula anterior?

2/4 – A+B
3/4 - A+B+A
5/4 – A+B+A+B+A (2+3) ou A+B+A+A+B (3+2)
7/4 – A+B+A+B+A+B+A (4+3) ou A+B+A+A+B+A+B (3+4)

COMPONHA
  • doze (12) compassos em 2/4,
  • dez (10) compassos em 3/4.
  • quatro (4) compassos em 5/4 
  • quatro (4) compassos em 7/4.
Terá 30 compassos + 24 compassos em 4/4 (Jogo Rítmico n.4) = Um total de 54 compassos ou ritmos diferentes até o momento...o muitos mais, depende de você!


                                                                                                             Fez tudo? Pratique!

Praticamente serão preenchidas varias folhas do livro que vamos a escrever, parabéns!!!! Isto é possível, você pode ser co-autor de todo um Livro de Exercícios.

Como poderia batizar a este livro? Proponho:“Iniciação ao Rock – variações em compassos variados”.

................................................................
Dever extra!
PROCURE um músico que lhe explique sobre o ACENTO NATURAL e poderá compreender melhor como se forma um 3/4, 4/4 2/4, 5/4 e 7/4, e compreenderá desta maneira as combinações de A e B.

(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

Um comentário:

  1. Dámaso, parabéns pelo site!! Apesar da distância me sinto tendo aulas particulares. Espero por mais postagens. Abraços

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

Seguidores