segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 9


Introdução
Ninguém deveria estudar para ser dependente de uma idéia, mas sim para ser independente em sua expressão.
Há vários anos, nos induzem como bateristas a sairmos de uma mesma matriz, desvirtuando nossa capacidade criativa para nos tornarmos meros imitadores ou copiadores.
Daí a necessidade de sermos mais críticos diante de tanta divulgação do condicionamento, deixando a conformidade para nos integrarmos ao nosso potencial brasileiro, criativo e musical.

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1ª parte
Jogo Rítmico n. 20

Para  ME 
Realize 24 vários compassos, intercalando os grupos A e B e componha variações em 4/4, 3/4, 5/4.
Grupo A - 1,2,3,4,5,6
Grupo B - 7,8,9,10,11,12

                                                                                                                Fez tudo? Pratique!
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2ª parte
Jogo Rítmico n.21
Realize 24 vários compassos, intercalando os grupos A e B e componha variações em 4/4, 3/4, 5/4.

Grupo A - 1,2,3,4 
Grupo B - 5,6,7,8


Prato de Condução pode ser HH ou outro instrumento, somente especificar.
                                                                                                                             
                                                                                                                    Fez tudo? Pratique!
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3ª parte
Jogo Rítmico n.22
Independência total.
Alterne os exemplos dos grupos A e B.
Brinquemos com nossos membros, é possível que uma combinação deste Jogo Rítmico nos ofereça um ritmo interessante. Sinta seu corpo em ação e mantenha uma mesma sonoridade com todos seus instrumentos.




Obs.: O HH por não ter especificação das mãos nas quatro Semicolcheias, é interpretado com o pé.
                                                                                                                Fez tudo? Pratique!
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Dever extra!
Solicite orientação de um músico, de qualquer instrumento.
Experimente uma percepção musical escutando a distribuição das notas no Pentagrama. Relacione com a escrita dos tambores da bateria no Pentagrama. As notas graves abaixo e as notas agudo acima. Tenha uma iniciação à Teoria Musical.
Bom, a esta altura das aulas deve ter um amigo músico de consulta, certo? Seu padrinho nos estudos da Teoria.
Ainda não? Meu amigo saiba que existe um músico esperando por você e que deseja ser útil em seu crescimento. Não pense em sua timidez, pense que para o outro é muito importante compartilhar. Aceite sua colaboração, permitindo-se.

(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

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Quem sou eu

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Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

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