segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 6

Introdução
O estudo desta metodologia compreende três momentos:

1º momento - Escrever todos exercícios. Quando e onde? 
                                                                               Em qualquer momento e em qualquer lugar.
2º momentoEstudar em silencio, dialogar com o corpo frente aos exercícios feitos por 
                            você feitos. Pode ser de noite.
3º momento Prática no instrumento.

Nunca realize a prática sem escrever os exercícios e serem compreendidos. A prática será sempre mais prazerosa e aproveitada quando se encontra firme no conhecimento e a compreensão de uma ideia.
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1ª parte
Estudo dos Pratos
Abrir e fechar os Pratos tem um desenho particular.

Abrimos um som (neste casso batemos no Prato) desenhado um círculo que continua com uma onda sonora...e fechamos com a mão onde esta o desenho do desenho do signo de “+”, neste exemplo, no momento que batemos com o pé no Bumbo.

Pratique e veja o efeito.
Também, pode ser o abrir e fechar de um som de um TG (tummmtac), 
como Surdo da Escola de Samba.

            As variantes da escrita dos Pratos no pentagrama
Observe estes compassos:
  • 1º compasso – Bate com ME no HH fechado
Lembrando este detalhe! Ao escrever as letras D ou E, está especificando que o HH será executado com as mãos. Isto difere quando não tem especificação, que o HH será executado com o pé. Simples, certo? É possível que você tenha aprendido de outra maneira, em especial a escrita do HH com as mãos. 

(Fique tranqüilo, na aula n.7 simplificaremos ainda mais e aproveitaremos melhor o espaço e a informação. Tenha calma e logo compare esta escrita com outras. No final tire suas conclusões e escolha com sinceridade. Não pense em imposição, considere as propostas que recebe.)
  • 2º compasso-No 2º tempo o HH é executado aberto com MD(bate no prato de cima)                        
                                    No 3º tempo golpe na Caixa com ME no momento que com MD fecha o 
                                    som do Prato (qualquer Prato). 
                                    No 4º tempo executa o HH semi-aberto com a MD.
                                    

  • 3º compasso – No 2º tempo, executa o HH utilizando o pé.                                                                                              No 3º tempo bate com D no prato aberto.
  • 4º compasso – No 1º tempo fecha o HH com o pé (primeira Colcheia) e executa o HH fechado com ME (segunda Colcheia).   No 4º tempo abre o som do HH utilizando o pé, no momento em que bate na Caixa com ME.
Pratique!
Analise todos os compassos apresentados e incorpore estes efeitos sonoros em seus futuros arranjos.
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2ª parte
Jogo Rítmico n.10
Alterne os tempos 1 a 16 (todos diferentes), em 20 novos compassos em 4/4.

Fez tudo? Pratique!

Uma maneira pessoal de escrever os Pratos
Observe que esta maneira de escrever os Pratos no pentagrama é própria do Método Cerruti para Bateria.
Existem outras propostas, como por exemplo o HH com o pé desenhado abaixo do pentagrama e interpretado com as mãos acima do pentagrama.

O Método Cerruti para Bateria propõe nos desenhos dos Pratos e em suas variadas possibilidades, simplificar na procura de dois objetivos:
  • Maior informações com menos desenhos.
  • Não amontoar os desenhos dos instrumentos.

Ou seja, ao igual que os princípios da técnica: dizer muito com pouco.

Pode-se observar nesta escrita dos pratos:
  • O pentagrama fica mais limpo.
  • As informações são claras.
  • As alternativas sonoras são expressadas com simplicidade em todas suas possibilidades.
Dever extra!
Informe-se de outras escritas do HH no pentagrama, pois não existe uma escrita universal. Daí que todos têm que especificar na partitura como é realizada a distribuição dos Pratos.
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3ª parte
Jogo Rítmico n.11
Este Jogo Rítmico pretende desenvolver o pé esquerdo (HH), sensibilizando-o e integrar o efeito dos Pratos no ritmo.
Crie 12 compassos com estas combinações:
1212 / 3434 / 1414 / 1412 / 1214 / 3232 / 3414 / 1232 / 3432/ 3212 / 1432 / 3234.

Quer fazer mais?

Jogo Rítmico n.12
Aplicando as unidades do Jogo Rítmico anterior, realize 24 compasses em 4/4, 3/4, 2/4, 5/4 e 7/4:
  • Alternando livremente os Grupos A (1,3) e com o Grupo B (2,4)..


    Jogo Rítmico n.13
    Transporte, livremente, os 24 compassos anteriores na Caixa aos Tontons, com alguma Caixa.

                                                                                                                       Fez tudo? Pratique!


     Fundamental!!
    bons pratos e boas máquina de HH.

Um presente em 7/4
Esta batida é a coluna rítmica da composição de Pink Floyd, "Money:
Os cinco primeiros tempos interpreta o HH, no sexto o Prato de Condução e no último tempo o Prato 2 (você designa).

Observe que este ritmo começa com Caixa, interessante, certo?

(No ritmo original o Bumbo faz variações com figuras que ainda não temos trabalhado, dentro dessa coluna rítmica.)

                                                                                                                                                  Pratique!
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Dever extra!
Escute esta gravação – pode ser em You Tube – e descubra o 7/4. 
Seu Livro de Exercícios deve estar crescendo, vamos adiante elevando o mínimo!!!


(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

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Quem sou eu

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Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

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