segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Aula 17

Introdução
Em todo começo está a promessa da continuidade. Neste processo, vamos sofrendo interferências e podemos acabar adaptando nossos estudos aos inconvenientes que, nesse processo de afirmação, contribuem para a mudança de nossa disciplina. Na maioria das vezes, não imaginamos o que significa a presença dessas influencias. Elas surgem a todo o momento, alterando nossa concentração e nossos horários. É uma situação que deve ser resolvida desde o primeiro momento. Deixar-se levar por essas interferências é prontamente ver suas conseqüências. Tenha sempre presente que as escusas fazem de seu tempo um tirano. Não viva nesse tormento.
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1ª parte
(uma continuação da aula n.10 e n.13)
Paradiddle n.3

Jogo Rítmico n.46
Crie 20 compassos em 4/4 (aproveite as fotocópias de Semicolcheias – aula n.10) numa composição para Caixa, alternando os Grupos A e B com o Paradiddle n.3.
Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n.47
Transporte a composição para Caixa na bateria.
Fez tudo? Pratique!
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2ª parte
O Paradiddle n.3 no Pentagrama (uma continuação dos paradiddles n.1 e n.2)


Jogo Rítmico n.48
Crie 12 compassos em 4/4, alterando os exemplos dos:
Grupo A - DEED (25, 26, 27, 28, 29, 30) com
Grupo B - EDDE (31, 32, 33, 34, 35, 36).

Se anima a criar outros tempos com o Paradiddle n.3 no pentagrama? Adiante!!!

Detalhe!
Lembre que pode substituir a onomatopéia:

RA – DIDD- LES – PA por RA – ES - TA - PA
Os paradiddles...
Podem ser modificados com o acréscimo de Acento Comum (1), de Apojaturas (2), dinâmica musical (3) ou Apojatura com Acento Comum (4)....

Crie outras propostas.
                                                                                                             Fez tudo? Pratique!
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3ª parte
Jogo Rítmico n.49
Neste exercício pretende-se trabalhar resistência. O Bumbo como o HH estão sempre marcando o tempo (exceto em dois tempos).

No exemplo n.3 encontramos quatro propostas diferentes de interpretar as duas Colcheias com apojaturas, com mão direita e mão esquerda, com mão esquerda e mão direita.... Em seu trabalho de composição escolha uma e alterne na repetição com as outras.

Grupo A             Grupo B
Ex.: 1,2,3            Ex.: 4,5

Para compassos em 4/4 (A+B+A+B), 3/4 (A+B+A), 2/4...

Crie 24 compassos.

  • Identifique as mãos para o exemplo n.3.
  • Transporte a Caixa aos Tomtons (alternando com alguma Caixa).
Opções:
  • A Apojatura pode ficar em um tomtons e a figura em outro instrumento.
  • No exemplo n.5 pode abrir ou fechar os pratos do HH.
  • Também, pode abrir os pratos do HH nos exemplos n.4 e n.5.
  • Pode colocar Acento Comum no Bumbo e na Caixa.
Fez tudo? Pratique!
O problema é o pé esquerdo (HH)?
Dica: Repita o exercício desde o segundo compasso (terceiro tempo) ate o final.
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(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)

2 comentários:

  1. olá!
    vc teria áudio com os exercícios?
    ajudaria bastante!

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  2. Btoorrez, nao tenho audio. Agora, se voce falo para voce uma frase e vc a escreve, será que necessita ver a escrita? Nao. Em musica isso chama-se audio percepcao. Procure escrever, praticar e "ver a escrita do som que produz ou escuta". Logico, é mais trabalho, mais voce fica livre de depéndencias. Abracos

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Quem sou eu

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Compositor, Intérprete, Pedagogo, Escritor, Produtor. Editou cinco livros, sendo o primeiro método de bateria no Brasil. Vencedor do Primeiro Encontro Brasileiro de Bateristas. Criador e Primeiro professor do primeiro Curso Técnico de Bateria no Brasil(UEM-PR). Professor do CBM-Rio, da Faculdade de Musicoterapia - RJ, professor de grandes nomes da bateria na MPB e Gospel. Cerruti é uns dos poucos concertistas solistas em bateria no mundo e o único em ritmos latinos. Sua concepção musical do instrumento fazem deste intérprete uma proposta única. Cerruti è uns dos mais importantes professores de bateria em Latino América, seu curriculum PEDAGOGICO o testifica.

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