Em todo começo está a promessa da continuidade. Neste processo, vamos sofrendo interferências e podemos acabar adaptando nossos estudos aos inconvenientes que, nesse processo de afirmação, contribuem para a mudança de nossa disciplina. Na maioria das vezes, não imaginamos o que significa a presença dessas influencias. Elas surgem a todo o momento, alterando nossa concentração e nossos horários. É uma situação que deve ser resolvida desde o primeiro momento. Deixar-se levar por essas interferências é prontamente ver suas conseqüências. Tenha sempre presente que as escusas fazem de seu tempo um tirano. Não viva nesse tormento.
................................................................
................................................................
1ª parte
(uma continuação da aula n.10 e n.13)
Paradiddle n.3
Jogo Rítmico n.46
Crie 20 compassos em 4/4 (aproveite as fotocópias de Semicolcheias – aula n.10) numa composição para Caixa, alternando os Grupos A e B com o Paradiddle n.3.
Fez tudo? Pratique!
Jogo Rítmico n.47
Transporte a composição para Caixa na bateria.
Fez tudo? Pratique!
...................................................................................................................................................................
2ª parte
O Paradiddle n.3 no Pentagrama (uma continuação dos paradiddles n.1 e n.2)
Jogo Rítmico n.48
Crie 12 compassos em 4/4, alterando os exemplos dos:
Grupo A - DEED (25, 26, 27, 28, 29, 30) com
Grupo B - EDDE (31, 32, 33, 34, 35, 36).
Se anima a criar outros tempos com o Paradiddle n.3 no pentagrama? Adiante!!!
Detalhe!
Lembre que pode substituir a onomatopéia:
RA – DIDD- LES – PA por RA – ES - TA - PA
Os paradiddles...
Podem ser modificados com o acréscimo de Acento Comum (1), de Apojaturas (2), dinâmica musical (3) ou Apojatura com Acento Comum (4)....
Crie outras propostas.
Fez tudo? Pratique!
................................................................
3ª parte
Jogo Rítmico n.49
Neste exercício pretende-se trabalhar resistência. O Bumbo como o HH estão sempre marcando o tempo (exceto em dois tempos).
No exemplo n.3 encontramos quatro propostas diferentes de interpretar as duas Colcheias com apojaturas, com mão direita e mão esquerda, com mão esquerda e mão direita.... Em seu trabalho de composição escolha uma e alterne na repetição com as outras.
Grupo A Grupo B
Ex.: 1,2,3 Ex.: 4,5
Para compassos em 4/4 (A+B+A+B), 3/4 (A+B+A), 2/4...
Crie 24 compassos.
- Identifique as mãos para o exemplo n.3.
- Transporte a Caixa aos Tomtons (alternando com alguma Caixa).
Opções:
- A Apojatura pode ficar em um tomtons e a figura em outro instrumento.
- No exemplo n.5 pode abrir ou fechar os pratos do HH.
- Também, pode abrir os pratos do HH nos exemplos n.4 e n.5.
- Pode colocar Acento Comum no Bumbo e na Caixa.
Fez tudo? Pratique!
O problema é o pé esquerdo (HH)?
Dica: Repita o exercício desde o segundo compasso (terceiro tempo) ate o final.
................................................................
................................................................
(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)
olá!
ResponderExcluirvc teria áudio com os exercícios?
ajudaria bastante!
Btoorrez, nao tenho audio. Agora, se voce falo para voce uma frase e vc a escreve, será que necessita ver a escrita? Nao. Em musica isso chama-se audio percepcao. Procure escrever, praticar e "ver a escrita do som que produz ou escuta". Logico, é mais trabalho, mais voce fica livre de depéndencias. Abracos
ResponderExcluir