INTRODUÇÃO
Creio que o objetivo de todo músico é compor, porque compor significa “escrever música”.
Compositor é “aquele que se dedica â arte da composição”.
O estudo da teoria e da técnica de um instrumento não basta para desenvolver a um compositor, pois desta forma existiriam muitos compositores pelo simples fato de saberem ler e tocar. Fundamentalmente, devemos praticar a escrita musical.
Quantas vezes procuramos os segredos de uma pessoa que compõe. É difícil descobrir o maior segredo de todos: a busca da própria identidade.
Todos nós podemos ser compositor, todos temos uma proposta para oferecer ao mundo.
Compomos um arranjo, compomos numa improvisação, compomos no primeiro golpe...
Continuamos com o estudo da Dinâmica Musical.
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Dinâmica é expressividade.
Expressiva é a vida.
A vida é dinâmica.
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1ª parte
ANDAMENTO – É a velocidade da música.
O andamento pode sofrer modificações no decorrer da música.
accelerando – O trecho tem um andamento com maior rapidez.
rallentando - O trecho tem um andamento com menor rapidez.
A tempo - O trecho volta ao andamento normal.
Detalhes!
- As palavras “accelerando” e “rallentando” se escrevam abaixo. Acelera ou rallenta até encontrar outra observação.
- A frase “A tempo” se escreve com maiúsculas e acima do compasso
Pratique!
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2ª parte
Apliquemos toda a dinâmica estudada na frase que foi apresentada na 1ª parte.
No final, encontramos o Segno ou também chamado pelo músicos de “S”. Volta ao Segno e termina onde estiver a palavra FIM.
Pensa que tocar bateria é somente fazer “tacumchum”? rssssss
Tocar bateria é fazer música e fazer música tem muitos detalhes.
Aplique a dinâmica musical em todas suas criações. Desta maneira, sua interpretação terá maior expressão e musicalidade.
Detalhes
Da Cappo (il capo da máfia!!!rsssss A cabeça!...o Inicio!!!), voltar ao inicio até o Segno.
Signo â Coda (salta para onde se encontra a Coda ou também chamado pelos músicos de “O” ).
Da Coda ao Fim
Como na música utilizamos palavras em italianos, a segunda sinal é o SEGNO e a primeira é a CODA. Primeiro se escreve o SEGNO e depois a CODA.Por exemplo, você chega a uma parte da partitura e encontra o "ao SIGNO", quer dizer que deve voltar aonde se encontra o SEGNO e continuar. Outras vezes você necessita pular a partitura, então,"â CODA".
Ao SEGNO...vai até o SEGNO e encontra no trajeto “ä CODA”, pula ate a CODA e continua.
Resumindo
“Volta a DC, vai para o “S”, salta para “O” e termina onde está o FIM.”
Dever!
Pode voltar e "condimentar" todos seus exercícios observará que soam diferentes, que ficam mais interessantes e musicais.
Fez tudo? Pratique!
Dever!
Pode voltar e "condimentar" todos seus exercícios observará que soam diferentes, que ficam mais interessantes e musicais.
Fez tudo? Pratique!
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3ª parte
Partindo desta frase quaternária, realize quatro composições diferentes.
Siga estas sugestões:
Comp = compasso
Ts = tontons
C = caixa
TA = Tomton agudo
TG = Tonton grave
A = aro
HH
Composição
Composição n.1
1º comp: Ts
2º comp: A
3º comp: C
4º comp: TG
5º comp: TA
6º comp: HH
Composição n.2
1º comp: C
2º comp: TA-M
3º comp: TG
4º comp: C
5º comp: Ts
6º comp: C
Composição n.3
1º comp: TA
2º comp: C
3º comp: A
4º comp: TA
5º comp: TG
6º comp: A
Composição n.4
1º comp:C-HH
2º comp:TA-TM
3º comp: C-TG
4º comp: A –HH
5º comp: Ts
6º comp: C
Outra coisa são as CASAS.
Entra na casa n.1 e volta ao começo, logo pula a n.1 e vai para a casa n.2 e continua.
É simples, desta maneira podemos viajar numa partitura sem passar a outra folha.
Complete: Interprete tudo do começo até a casa n....., regresso ao começo e entro na casa n.... Encontra: DC ao FIM e termino onde estiver a palavra......
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Dever extra!
Eu tenho uma composição em 4/4 num metrônomo em 60 pulsações por minutos e a composição passa para um 2/8.
Pode-me dizer em que tempo continuará executando? Seu amigo músico deve saber, pergunte!
(Lembre que você pode enviar por e-mail as dúvidas e os exercícios feitos para serem observados.)
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